logo Radioagência Nacional
Justiça

TSE retoma julgamento que pode deixar Bolsonaro inelegível

Baixar
Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional
29/06/2023 - 19:11
Brasília
Brasília (DF), 29/06/2023 - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma julgamento da ação (Aije nº 0600814-85) que pede a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e de Walter Braga Netto, candidatos à Presidência da República nas Eleições 2022. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Já são 3 votos a 1 para tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por 8 anos. O julgamento no Tribunal Superior Eleitoral será retomado nesta sexta-feira (30) a partir do meio-dia. O ex-presidente é julgado por causa da reunião com embaixadores de outros países, quando usou informações falsas para atacar o sistema eleitoral brasileiro.  

O ministro Floriano de Azevedo Marques disse que houve abuso de poder por parte de Bolsonaro e desvio de finalidade na reunião. Ele disse que o discurso do ex-presidente parecia o de um comício e ressaltou a gravidade do caso.

Depois dele, o ministro André Ramos Tavares votou pela condenação e contestou o argumento da defesa de que o objetivo da reunião era aprimorar o sistema eleitoral. 

O único a votar contra a condenação de Bolsonaro foi o ministro Raul Araújo Filho. Na avaliação dele, o evento não foi grave o suficiente para impactar as eleições. 

Além desses ministros, o relator da ação, Benedito Gonçalves, votou para tornar Bolsonaro inelegível. Se for condenado, o ex-presidente não poderá participar de eleições até 2030. Todos os ministros, no entanto, votaram pela absolvição do candidato a vice-presidente Braga Netto. 

x