logo Radioagência Nacional
Justiça

Fechamento de barragem causa confronto entre indígenas e governo de SC

Baixar
Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional
09/10/2023 - 15:08
Brasília

O Ministério Público Federal vai investigar o confronto entre policiais militares e indígenas do povo Xokleng, em Santa Catarina. A decisão foi tomada em audiência na Justiça Federal em Blumenau para acabar com o impasse relacionado ao fechamento das comportas da barragem na região. 

Ficou determinado ainda que o governo estadual crie em 10 dias um cronograma para desobstrução e melhoria das estradas; e construção de novas casas para as famílias afetadas pela retomada da operação da barragem. Também deve ser apresentado, em 24 horas, um laudo sobre a segurança e as consequências do fechamento das comportas para a comunidade indígena. 

Os indígenas são obrigados a respeitar a atuação estatal na barragem. Além disso, deve ser usado efetivo proporcional da PM, sob a coordenação da Polícia Federal nos próximos 10 dias.  

O governo de Santa Catarina mandou fechar as comportas da barragem de José Boiteux, que fica na Terra indígena do povo Xokleng. Os indígenas temiam o risco de inundação da área em que vivem. O confronto deixou dois feridos. 

x