Autoridades políticas repercutem posse de Flávio Dino no STF

Publicado em 22/02/2024 - 21:28 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A posse do novo ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino repercutiu no mundo político. Após o evento nesta quinta-feira (22), autoridades presentes falaram da expectativa com a entrada do novo jurista. 

O senador Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso, comparou Dino ao ex-presidente da República, ministro do Supremo e senador Epitácio Pessoa. 

"Primeiro está tomando posse aqui uma da mais extraordinárias figuras públicas da história de nosso país. Tanto que a trajetória dele falar per si. Só ele e Epitácio Pessoa, em toda a história, conseguiram ocupar tantos cargos distintos em várias esferas do poderes Judiciário, Executivo e Legislativo e sempre começando emanado pelo voto popular, com a diferença que ele ainda foi governador de estado por dois períodos", lembra Randolfe. 

O deputador federal Pastor Henrique Vieira (Psol/RJ), reforçou o senso de justiça social de Flávio Dino. 

"O conhecimento jurídico que ele tem da Constituição, a sensibilidade social e o senso de justiça, acho que vai ser um excelente ministro", comentou o deputado. 

Já o governador do Pará, Helder Barbalho, ressaltou os conhecimentos jurídicos do novo ministro do STF. 

"O Dino é um homem preparado juridicamente, com a carreira jurídica que o habilita para o exercício pleno. Certamente engradece com seu currículo o Supremo Tribunal Federal e o Poder Judiciário brasileiro", disse Barbalho. 

O ministro da Micro e Pequena Empresa, Márcio França, destacou a perda do colega de partido, o PSB, que Dino era filiado, mas o ganho para o Supremo. 

"É uma visão mais politizada que a gente sempre sentiu muita falta de alguém que já tenha passado pela carreira também político eleitoral. Eu achei um grande acerto", comenta França. 

Flávio Dino vai herdar mais de 340 processos da ministra aposentada Rosa Weber, entre eles ações que envolvem a pandemia de covid-19, indulto natalino e a questão do aborto. 

Edição: Jacson Segundo / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

Libertação de Assange é vitória do direito de informar e ser informado

Avaliação é da presidenta da Fenaj, a Federação Nacional dos Jornalistas, Samira de Castro. Para o diretor executivo da entidade Repórteres Sem Fronteiras para a América Latina, Artur Romeu, o acordo feito por Assange gera preocupação, por criar precedente de condenação de um jornalista.

Baixar arquivo
Geral

Total de mortes por chuvas no RS aumenta para 178

O último óbito aconteceu em Teutônia, mas a pessoa ainda não foi identificada. A quantidade de pessoas desaparecidas caiu para 34. Saíram da lista três moradores de Canoas.

Baixar arquivo
Segurança

PF faz operação contra fraudes em nome de beneficiários do INSS

Entre os materiais utilizados pelo grupo para realização das fraudes, foi encontrado um roteiro, com orientações de como proceder durante a aplicação dos golpes. O prejuízo estimado aos cofres públicos é de R$ 50 milhões.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa proíbe uso de fenol em procedimentos de saúde e estéticos

No começo do mês, um empresário de 27 anos morreu, depois da realização de um peeling de fenol em uma clínica estética. Não foram apresentados estudos que comprovem a eficácia e segurança do produto fenol para uso nesses procedimentos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Pantanal em chamas: as consequências para animais, humanos e o clima

Por ser uma área úmida, o bioma funciona como um regulador de temperatura. E serve de casa para diversas espécies que estão ameaçadas em outros biomas, como a onça pintada, a ariranha e a arara azul.

Baixar arquivo
Justiça

STF retoma julgamento sobre porte de maconha para uso pessoal

Ainda faltam dois votos. Até o momento, cinco ministros da corte votaram pela descriminalização e quatro votaram contra. Para os cinco magistrados, o porte continua visto como ilícito, mas as punições devem ter natureza administrativa e não criminal.

Baixar arquivo