Dino toma posse como ministro do STF nesta quinta-feira

Publicado em 22/02/2024 - 12:18 Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Flávio Dino toma posse nesta quinta-feira (22) como novo ministro do Supremo Tribunal Federal. 

Jurista, político, professor e advogado, o maranhense Flávio Dino de Castro e Costa chega ao Supremo aos 55 anos de idade. 

Dino foi indicado ao STF em novembro do ano passado por Lula. 

Ele assume a vaga aberta com a aposentadoria da ministra Rosa Weber, em setembro, e também herda os 340 processos no acervo do gabinete. Entre eles, aqueles que envolvem o combate à pandemia da covid-19, indulto natalino e penas por aborto.

O mais novo membro do Tribunal fará parte da Primeira Turma ao lado de Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.

Com a ida ao Supremo, Dino encerra 18 anos de vida na carreira política. 

Pelo Maranhão foi deputado federal, senador, cargo que renunciou nessa quarta-feira (21), e governador. 

E, até janeiro deste ano, era o ministro da Justiça e Segurança Pública. 

São esperadas mais de 800 pessoas na cerimônia no STF entre convidados, familiares e autoridades. 

Entre elas: o presidente Lula e os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, além de representantes da Procuradoria-Geral da República e da Ordem dos Advogados do Brasil.

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo