STF torna réus antiga cúpula da PM do Distrito Federal

Publicado em 21/02/2024 - 14:37 Por Ana Lúcia Caldas – Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu tornar réus sete oficiais da antiga cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal, todos suspeitos de omissão durante os atos antidemocráticos. Os ministros também decidiram pela manutenção da prisão preventiva de todos os policiais militares, para não colocar em risco as investigações.

Foram denunciados: o ex-comandante geral da PMDF, Fábio Augusto Vieira; o subcomandante-geral, Klepter Gonçalves; os Coronéis, Jorge Eduardo Barreto Naime e Marcelo Casimiro Vasconcelos; o tenente; Rafael Pereira Martins e o major da PMDF, Flávio Silvestre Alencar.

O relator, ministro Alexandre de Moraes, votou pelo recebimento da denúncia e afastou os argumentos das defesas de que o Supremo não tem competência para julgar a alta cúpula da PM.

Os oficiais da PMDF foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (por omissão durante os atos golpistas. Pela peça de acusação, eles teriam conspirado desde o ano anterior em favor de um levante popular pró-Bolsonaro e, no 8 de janeiro, deixaram deliberadamente que os crimes fossem cometidos.

Com informações da Agência Brasil

Edição: Nádia Faggiani/Francisco Sousa

Últimas notícias
Direitos Humanos

Sesai diz estar comprometida com medidas para saúde indígena

Entre as medidas que deverão ser adotadas pela Secretaria de Saúde Indígena, estão: expandir a telemedicina; capacitar o corpo técnico do Subsistema de Saúde Indígena; e melhorar a articulação entre os órgãos do Poder Executivo.

Baixar arquivo
Política

Ex-deputado Wladimir Costa é preso pela PF em Belém

A prisão preventiva de Wladimir Costa ocorreu por causa da prática reiterada de crimes eleitorais de violência política contra uma deputada federal, por meio das redes sociais.

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal suspende agendamento online de passaportes

Uma tentativa de invasão hacker, no início da semana, fez a Polícia Federal suspender o agendamento online para solicitação de emissão de passaporte. O serviço vai ser retomado depois que a integridade dos sistemas da forem verificados. 

Baixar arquivo
Geral

Embarcação encontrada com nove corpos no Pará ia para Ilhas Canárias

De acordo com a Polícia Federal, o barco provavelmente saiu da Mauritânia, na África, e desviou por uma corrente marítima, chegando ao Brasil. O arquipélago espanhol é usado como rota migratória para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria deve derrubar temperaturas no Sul do Brasil, diz Inmet

A meteorologista do Inmet Dayse Moraes diz que o frio vai pegar os três estados do Sul do Brasil, parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro

Baixar arquivo
Geral

Pastor é indiciado pelo crime de intolerância religiosa

O pastor evangélico Felippe Valadão, da Igreja Lagoinha, em Niterói, região metropolitana do Rio, foi indiciado pelo crime de intolerância religiosa. Ele começou a ser investigado depois de fazer discurso, em um evento oficial da Prefeitura de Itaboraí, em maio de 2022, que também foi transmitido pelas redes sociais.

Baixar arquivo