STF torna réus antiga cúpula da PM do Distrito Federal

Publicado em 21/02/2024 - 14:37 Por Ana Lúcia Caldas – Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu tornar réus sete oficiais da antiga cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal, todos suspeitos de omissão durante os atos antidemocráticos. Os ministros também decidiram pela manutenção da prisão preventiva de todos os policiais militares, para não colocar em risco as investigações.

Foram denunciados: o ex-comandante geral da PMDF, Fábio Augusto Vieira; o subcomandante-geral, Klepter Gonçalves; os Coronéis, Jorge Eduardo Barreto Naime e Marcelo Casimiro Vasconcelos; o tenente; Rafael Pereira Martins e o major da PMDF, Flávio Silvestre Alencar.

O relator, ministro Alexandre de Moraes, votou pelo recebimento da denúncia e afastou os argumentos das defesas de que o Supremo não tem competência para julgar a alta cúpula da PM.

Os oficiais da PMDF foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (por omissão durante os atos golpistas. Pela peça de acusação, eles teriam conspirado desde o ano anterior em favor de um levante popular pró-Bolsonaro e, no 8 de janeiro, deixaram deliberadamente que os crimes fossem cometidos.

Com informações da Agência Brasil

Edição: Nádia Faggiani/Francisco Sousa

Últimas notícias
Segurança

Rio de Janeiro registra diminuição da violência em março

Os bons resultados se estendem à letalidade violenta, que atingiu o menor percentual de vítimas em 34 anos.

Baixar arquivo
Educação

Governo quer prevenir e monitorar casos de violência em escolas

O governo federal está implementando um protocolo para prevenir, identificar e monitorar casos de violência em escolas.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: EUA anulam condenações de Harvey Weinstein

E no Haiti, Michel Patrick Boisvert assume conselho de transição governamental com a tarefa de recuperar a estabilidade do país. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos negros cobram ações reparatórias de Portugal por escravidão

Manifesto é uma resposta à declaração do presidente português, Marcelo Rebelo de Souza, que reconheceu a culpa do país pelos crimes de tráfico e escravidão no Brasil. Entre as recomendações, estão o estabelecimento de acordos de colaboração efetiva com o Brasil que promovam a reparação a partir de investimentos financeiros. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

"Nosso marco é ancestral": milhares de indígenas marcham em Brasília

Ato faz parte da programação do Acampamento Terra Livre, que está na 20ª edição. Articulação dos Povos Indígenas do Brasil cobra do governo federal mais efetividade na demarcação das terras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

STF revalida demarcação da terra indígena Toldo Boa Vista, no Paraná

A demarcação tinha sido anulada pela Justiça Federal. Os indígenas alegaram que não foram citados no processo e conseguiram reverter a decisão. 

Baixar arquivo