Decisão do STF pode inviabilizar revisão "da vida toda"

Publicado em 21/03/2024 - 20:41 Por Gésio Passos – Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Decisão do STF pode inviabilizar revisão “da vida toda” das aposentadorias do INSS. O Supremo julgou, nesta quinta-feira (21), a constitucionalidade de pontos da reforma da previdência de 1999, durante o governo Fernando Henrique Cardoso.

As ações questionavam a carência para o salário maternidade, a condicionante do pagamento do salário-família à vacinação e à frequência escolar da criança, e a opção do contribuinte pela base de cálculo do fator previdenciário.

A maioria dos ministros considerou que não há possibilidade do contribuinte optar pelas regras de transição prevista pela reforma de 1999.  

O ministro Cristiano Zanin defendeu as regras de transição. Já Alexandre de Moraes votou pela possibilidade do contribuinte optar pela base mais vantajosa, o que viabilizaria a revisão “pela vida toda” para quem contribuía antes de 1999.

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, comemorou a decisão. "Essa ação como um todo para o sistema, para o todos os contribuintes e aposentados faz muito sentido", defendeu.

Uma decisão do STF de 2022 reconheceu que a base de cálculo para aposentadoria deveria ser revista para abranger todas as contribuições feitas à previdência por um trabalhador.

Mas um recurso do INSS impedia a aplicação dessa revisão “da vida toda”. Esse recurso deve ser julgado na próxima sessão do STF.

Edição: Roberto Marques Piza/Francisco Sousa

Últimas notícias
Justiça

Garantido e Caprichoso vão cumprir determinação da Justiça trabalhista

Idosos e os pessoas com doenças graves terão prioridade no pagamento das ações trabalhistas contra os Bois Garantido e Caprichoso. 

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa traz informações inéditas sobre aborto

Esta segunda edição do levantamento “Nascer no Brasil” avaliou a qualidade da assistência à saúde durante o pré-natal, parto, nascimento e puerpério, e os resultados estão na edição de abril da revista Cadernos de Saúde Pública, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.

Baixar arquivo
Geral

Vereadores de SP retomam votação da privatização da Sabesp

O projeto prevê a venda da maior parte dessas ações, mantendo o poder de veto em algumas decisões pelo governo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Rio de Janeiro tem alerta de “perigo” por conta do calor

Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná também estão na rota do calorão. A previsão de alta vai até o próximo domingo.

Baixar arquivo
Educação

Prefeitura do Rio terá que pagar R$ 2 bi por falta de vagas em creches

A multa foi aplicada pela Justiça do Estado, em ação instaurada pelo Ministério Público. No final de 2023, mais de 12 mil crianças esperavam vagas no turno integral. O valor da multa será destinado ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança.

Baixar arquivo
Geral

RJ: Justiça aceita denúncia contra mulher que levou tio morto ao banco

A justiça do Rio de Janeiro aceitou a denúncia do Ministério Público do Estado contra Érika de Souza Vieira Nunes, de 42 anos, por tentativa de estelionato e vilipêndio de cadáver.

Baixar arquivo