Fim de Linha: prefeitura de SP assume empresas de ônibus investigadas

Publicado em 10/04/2024 - 16:37 Por Nelson Lin, repórter da Rádio Nacional - São Paulo

As duas empresas de transporte coletivo que foram alvo da operação Fim da Linha deflagrada ontem pelo Ministério Público de São Paulo sofreram intervenção da prefeitura de São Paulo. 

A partir de agora elas serão geridas provisoriamente por interventores indicados pelo prefeito Ricardo Nunes. O decreto com a intervenção foi publicado na tarde dessa terça (9).

Nunes explicou que a medida foi necessária para manter os serviços das linhas de ônibus operadas pelas empresas funcionando, além de manter os pagamentos a fornecedores e funcionários de forma a não prejudicar a população. 

As duas empresas  - a UpBus e a Transwolff - transportam cerca de 650 mil passageiros por dia na capital. De acordo com investigações do Ministério Público de São Paulo, ambas fariam parte de um grande esquema de lavagem de dinheiro da organização criminosa PCC. Ainda de acordo com um dos promotores responsáveis pelo caso, Lincoln Gakyia, o PCC estaria ganhando características de uma máfia.

Além disso, o Ministério Público e o Conelho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) também vão investigar a suspeita de formação de cartel, pois há também desconfiança de irregularidades nas licitações para exploração do serviço de transporte público que as duas empresas ganharam.

Na operação deflagrada ontem, a polícia cumpriu quatro mandados de prisão e 52 mandados de busca e apreensão. A justiça determinou o bloqueio de mais de R$ 592 milhões. E a Receita Federal, por sua vez, estima que os valores das multas ao grupo devem chegar aos R$ 200 milhões. 

 

Edição: Ana Lúcia Caldas / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

Termina nesta segunda o Mutirão de Negociação de Dívidas da Febraban

A iniciativa conta com apoio da Secretária Nacional do Consumidor e dos Procons de todo o país. Só podem ser negociados débitos sem bens dados em garantia, como aquela dívida do cartão de crédito, o cheque especial e empréstimo pessoal.

Baixar arquivo
Geral

Casos de feminicídio e tentativa crescem no Rio

Os registros de feminicídio e tentativa de feminicídio no estado do Rio de Janeiro aumentaram quase 48% nos dois primeiros meses do ano, segundo dados do Instituto de Segurança Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonato Brasileiro de Futebol 2024 começa neste sábado

Rádio Nacional transmite jogo do Fluminense contra o Bragantino neste sábado (13), às 21h. 

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo fará Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado

Estado de São Paulo quer imunizar mais de 18 milhões de pessoas contra a gripe durante a campanha de vacinação. 

Baixar arquivo
Segurança

Saidinha de presos temporários favorece facções criminosas, diz IAB

Presidente da Comissão de Direito Penal do Instituto dos Advogados Brasileiros diz que facções aproveitam as condições precárias do sistema penitenciário brasileiro para crescer. 

Baixar arquivo
Cultura

Exposição de Claudia Andujar revela sua jornada artística e ativista

A exposição "Claudia Andujar – Cosmovisão" lança novas luzes sobre o percurso artístico de uma das mais reconhecidas fotógrafas no Brasil.

Baixar arquivo