Aborto legal: Moraes manda Cremesp suspender processos contra médicos

Profissionais realizaram assistolia fetal para casos previstos em lei

Publicado em 26/06/2024 - 15:58 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (25) que o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) comprove, no prazo de 48 horas, a suspensão de processos abertos contra médicos que realizaram a assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Esse procedimento, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para casos de aborto legal acima de 22 semanas, consiste em uma injeção de produtos que induz à parada do batimento do coração do feto antes de ser retirado do útero da mulher.

O ministro do Supremo proibiu a punição de médicos que realizaram a assistolia, depois que foi suspensa a resolução do CFM, o Conselho Federal de Medicina, que proibia o procedimento. Pela legislação penal brasileira, é permitido interromper a gravidez nos casos de estupro, risco de vida da gestante ou feto com anencefalia.

Moraes considerou como "abuso do poder" a resolução do conselho, ao fixar uma regra não prevista em lei para impedir a realização  da interrupção da gravidez.

Já o CFM entendeu que o ato médico da assistolia provoca a morte do feto antes do procedimento de interrupção da gravidez, e decidiu em resolução vetar o procedimento.

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Educação

Instituto Federal de SP vai ganhar 12 campi voltados a ensino técnico

O início das obras foi anunciado neste sábado, em evento com o presidente Lula, no campus da Zona Leste, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que também vai ganhar uma nova obra e um hospital universitário.

Baixar arquivo
Economia

Apoio financeiro RS: adesão para trabalhadores domésticos começa hoje

O pagamento equivalente a dois salários-mínimos vai ser efetuado pela Caixa Econômica Federal, conforme a data de adesão.

Baixar arquivo
Geral

Brasil é um dos destinos mais receptivos para turistas LGBTQIA+

É o que revelou uma pesquisa internacional, realizada em sete países, por uma multinacional responsável por uma rede de hotéis. Além do Brasil, México e Argentina também foram reconhecidos pela pesquisa como os países mais receptivos à comunidade. 

Baixar arquivo
Geral

Inmet prevê frio intenso no Sul do país nesse fim de semana

A previsão é de que, pelo menos até a próxima segunda-feira, as temperaturas mínimas fiquem entre 0 e 5ºC na região Sul.

Baixar arquivo
Saúde

Escoliose: 6 milhões de brasileiros sofrem com desvio na coluna

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a escoliose acomete cerca de 2% da população mundial e afeta desde crianças a idosos. 

Baixar arquivo
Cultura

Plataforma digital documenta diversidade do artesanato maranhense

O acervo traz 43 mil imagens, 200 vídeos e gráficos, além de um glossário exclusivo com os termos e medidas utilizados pelos artesãos. Mais de 2 mil povoados foram visitados para fazer o levantamento.

Baixar arquivo