STF pode cassar mandatos de 7 deputados federais

A ação diz respeito ao alcance das chamadas sobras eleitorais

Publicado em 22/06/2024 - 15:56 Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Sete deputados federais podem ter os mandatos cassados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte formou maioria para mudar o alcance das chamadas sobras eleitorais.

As regras são usadas na distribuição das vagas não preenchidas nas eleições proporcionais. Em fevereiro deste ano, o STF anulou a distribuição das sobras.

A corte decidiu que a norma deveria ser aplicada em futuras eleições. Ainda manteve no cargo sete deputados federais eleitos em 2022: quatro do Pará, um de Rondônia, um de Tocantins e outro do Distrito Federal.

Mas três partidos recorreram para que a decisão da Corte seja aplicada às eleições de 2022, com a perda dos mandatos dos parlamentares. Nessa sexta-feira, seis dos onze ministros votaram para aceitar os recursos.

O julgamento no plenário virtual foi suspenso após pedido de destaque do ministro André Mendonça. Agora, o caso será analisado pelo plenário físico.

Edição: Paula de Castro/Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

RS: Governo federal vai avaliar casas destruídas pelas enchentes

As prefeituras devem enviar ao governo federal um plano de trabalho com a relação dos moradores da região atingida, fotografias, relatórios de visitas técnicas e mapa georreferenciado, ou seja, com as coordenadas espaciais.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Viva Maria discute a neutralidade na avaliação de políticas públicas

No programa Viva Maria desta quinta-feira, 27 de junho, a apresentadora Mara Régia se despediu de Belém, onde participou do XI Seminário Nacional da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA).

Baixar arquivo
Geral

PF faz operação contra ex-diretores das Lojas Americanas

Agentes da Polícia Federal no Rio de Janeiro cumprem dois mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão nas residências de ex-diretores acusados de praticar fraudes contábeis que passam de R$ 25 bilhões.  

Baixar arquivo
Esportes

Brasil tem cinco tenistas garantidos nos Jogos Olímpicos de Paris

A Confederação Brasileira de Tênis anunciou que Luisa Stefani e Bia Haddad disputarão o torneio de duplas nos Jogos Olímpicos de Paris. A equipe brasileira será formada por Bia Haddad, Thiago Monteiro, Thiago Wild, Laura Pigossi e Luisa Stefani. 

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Brasil protagonizou duelo violento na Copa de 1954

Brasil e Hungria se enfrentaram, no dia 27 de junho de 1954, em um duelo conhecido como a Batalha de Berna.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa aponta que 7 em cada 10 transações bancárias são via celular

Os dados estão na Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, feita pela Deloitte, divulgada na tarde dessa quarta-feira (26), em São Paulo.

Baixar arquivo