Moraes retira sigilo de áudio da reunião sobre uso ilegal da Abin

A ideia era obter dados do inquérito envolvendo o filho de Bolsonaro

Publicado em 15/07/2024 - 18:31 Por Pollyane Marques, repórter da Rádio Nacional* - Brasília
Atualizado em 16/07/2024 - 10:20

O sigilo de um áudio onde o ex-presidente Jair Bolsonaro, o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional Augusto Heleno e o ex-diretor da, Abin, a Agência Brasileira de Inteligência, Alexandre Ramagem, conversam sobre o uso ilegal da agência para espionagem, foi derrubado na tarde desta segunda-feira (15), pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. 

De acordo com as investigações da Polícia Federal, essa conversa foi "possivelmente" gravada por Ramagem e ocorreu em agosto de 2020. O áudio foi citado no relatório da investigação chamada de "Abin Paralela", divulgado na semana passada. 

Conversa entre Bolsonaro, Augusto Heleno e Alexandre Ramagem

A gravação tem 1 hora e oito minutos e estava sob segredo de Justiça. Segundo a PF, a conversa está relacionada ao uso ilegal da Abin para obter informações sobre inquérito no qual o senador Flávio Bolsonaro do PL do RJ foi investigado por "rachadinha" no seu gabinete quando ele ocupou o cargo de deputado estadual. A advogada de Flávio, que não teve o nome citado, também teria participado da conversa. Em 2021, a apuração foi anulada pela Justiça. 

Você pode conferir os áudios e as transcrições dessa investigação no site da Agência Brasil

*Com informações da Agência Brasil

**Matéria atualizada às 10h20 de 16/07 para correção do áudio vinculado.

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

Peeling de fenol: Justiça torna esteticista ré por homicídio

Empresário Henrique da Silva Chagas morreu de parada cardíaca após procedimento estético conhecido como peeling de fenol, realizado pela influenciadora Natália Becker. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Assassinatos de quilombolas somam 46 vítimas em cinco anos no Brasil

O levantamento aponta que cerca de um terço dos casos tinha como contexto a disputa de terra e quase 65% das vítimas foram mortas com arma de fogo. Nesses casos, muitas vítimas foram executadas com tiros na nuca ou cabeça.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndio atinge o Parque Estadual da Cantareira em São Paulo

Agora são 81 unidades e núcleos de conservação fechados por medida de segurança e combate ao fogo. O fechamento vai até a próxima quinta-feira, dia 12 de setembro. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

São Paulo já emitiu 70 mil carteiras para pessoas com autismo

Além da emissão das CipTEAs, mais de 30 mil selos de identificação de veículos para pessoas com TEA já foram emitidos em todo o estado. Nesse caso, a ideia é proporcionar mais segurança e acessibilidade no trânsito para essas pessoas.

Baixar arquivo
Justiça

Crianças Sabidas destaca a escolha dos representantes municipais

Neste terceiro episódio o podcast Crianças Sabidas vai até a escola e mostra como os pequenos começam a treinar as ações políticas por meio dos primeiros processos eleitorais: a escolha dos representantes de sala.

Baixar arquivo
Geral

Governo apura denúncias de assédio envolvendo ministro Silvio Almeida

Depois das denúncias de assédio sexual inclusive contra a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o presidente Lula foi claro: o ministro dos Direitos Humanos, Sílvio Almeida, não deverá ficar no cargo.

Baixar arquivo