Alexandre de Moraes intima Elon Musk e ameaça tirar X do ar
![Antonio Cruz/Agência Brasil O ministro Alexandre de Moraes durante o julgamento em que o STF decide pela legalidade ou não da prática de sacrifícios animais em cultos religiosos.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 24 horas para que o empresário Elon Musk, dono do X, antigo Twitter, nomeie um novo representante legal no Brasil, sob pena de suspensão da rede social no país. A intimação foi feita por uma postagem no perfil oficial do tribunal na própria rede social. O Supremo ainda marcou o perfil do bilionário.
Moraes afirmou que a falta de indicação do representante no Brasil levará à imediata suspensão das atividades do X no país, até que as ordens judiciais do STF sejam cumpridas e as multas diárias aplicadas contra a rede social sejam quitadas.
A empresa não tem representante legal no país desde 17 de agosto, quando foi anunciado o fechamento do escritório no Brasil. O serviço, no entanto, continuou disponível para a população.
A decisão do ministro busca o cumprimento de suas decisões, que determinaram o bloqueio do perfil do senador Marcos do Val, do Podemos, e de outros investigados. Segundo o gabinete do ministro, a ordem não foi cumprida.
Musk é investigado no inquérito que apura a suposta prática dos delitos de obstrução à Justiça, organização criminosa e incitação ao crime. Após a intimação, Elon Musk publicou na rede social X uma imagem de Alexandre de Moraes, fazendo alusão aos personagens dos filmes Harry Potter, no caso, o Voldemort, e Star Wars, o Lord Sith. Nela, a sugestão é que, se os dois vilões tivessem um filho, ele seria juiz no Brasil.
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 11/02/2025 - O presidente do Senado Federal Davi Alcolumbre, tendo ao lado o ministro da Fazenda Fernando Haddad, fala com jornalistas após reunião na residência oficial do Senado. Na reunião, os ministros vão entregar a Alcolumbre a lista dos projetos prioritários do governo federal em tramitação no Congresso e os que ainda serão enviados à Casa. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Kevin Mohatt/Proibida reprodução Israeli Prime Minister Benjamin Netanyahu looks on as he addresses a joint meeting of Congress at the U.S. Capitol in Washington, U.S., July 24, 2024. Reuters/Kevin Mohatt/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafael Bandeira/SCR/Direitos Reservados sport, crb, copa do nordeste](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo Trabalhadores da construção civil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joel Rodrigues/Agência Brasíli Brasília (DF), 02.05.2024 - Os candidatos do Distrito Federal que farão o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) estão aproveitando os últimos dias para revisar o conteúdo. Cerca de 160 pessoas acompanharam o último aulão preparatório promovido pela Biblioteca Nacional de Brasília (BNB). Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![ElasticComputeFarm/Pixabay Biblioteca, Livros, Estantes de livros. Foto: ElasticComputeFarm/PixaBay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)