Delegado da PF, Guilhermo Catramby, fala no STF sobre o caso Marielle

Ele prestou depoimento como testemunha de acusação

Publicado em 13/08/2024 - 22:27 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O delegado Guilhermo de Paula Machado Catramby, da Polícia Federal, prestou depoimento no segundo dia de audiências de instrução no Supremo Tribunal Federal, na ação penal que apura o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Catramby foi arrolado pelo Ministério Público Federal como testemunha de acusação e foi ouvido pelo desembargador Airton Vieira, juiz auxiliar do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo.

Nas primeiras duas horas de depoimento, o delegado fez um apanhado dos interesses fundiários dos irmãos Chiquinho e Domingos Brazão na zona oeste do Rio de Janeiro, apontados como mandantes do crime, bem como a relação deles com as milícias na região oeste da capital.

Catramby também contou como, desde que assumiu as investigações e recebeu o trabalho que havia sido realizado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, estranhou lacunas que pareciam inexplicáveis. Como o fato de somente terem sido colhidas imagens de câmeras de segurança de 450 metros da rota de fuga dos acusados de matar a vereadora.

O delegado ainda descreveu o que teriam sido tentativas de Giniton Lages, primeiro delegado do caso Marielle, de forçar um outro miliciano, Orlando Curicica, já preso, a assumir a autoria do assassinato. Curicica ainda deve ser ouvido no Supremo.

As audiências de instrução do caso Marielle no Supremo seguem até a próxima sexta-feira.

*Com informações da Agencia Brasil

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo
Internacional

Brasil contesta Venezuela e segue com custódia de embaixada argentina

Após o governo da Venezuela cancelar a autorização para a embaixada da Argentina, em Caracas, ter a custódia do Brasil, o Itamaraty informou que isso não pode ser feito de forma unilateral.

Baixar arquivo
Política

Esther Dweck assume interinamente o Ministério dos Direitos Humanos

A Ministra Esther Dweck, que está a frente da pasta da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, vai assumir interinamente o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ela foi nomeada pelo Presidente Lula após a demissão de Silvio Almeida do cargo.

Baixar arquivo