Ministros do STF defendem Moraes e negam irregularidades
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Brasília (DF) 14/08/2024 O ministro do STF, Alexandre de Moraes, participa do seminário](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, saiu em defesa do colega de corte, ministro Alexandre de Moraes, nesta quarta-feira (12).
Segundo reportagens do jornal Folha de S. Paulo, Moraes teria usado o Tribunal Superior Eleitoral como um braço investigativo do STF contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Isso de forma não oficial no inquérito das fake news, conduzido por Moraes no Supremo, durante e após as eleições de 2022, enquanto ele era presidente do TSE.
Os documentos obtidos teriam embasado medidas como bloqueio de redes sociais e intimações pela Polícia Federal.
Barroso classificou as denúncias como "tempestade fictícia" e disse que a alegada informalidade é porque, geralmente, ninguém oficia a si mesmo.
Para o ministro Gilmar Mendes, que também defendeu Moraes nesta quarta, o ministro é alvo de "críticas infundadas" sobre sua atuação na Corte.
O ministro Alexandre de Moraes disse que todos os procedimentos foram oficiais, regulares, estão devidamente documentados e que nada tem a esconder.
O ministro do STF, Flávio Dino também negou qualquer irregularidade nos procedimentos de Moraes, que disse ter “cumprido estritamente o seu dever legal”.
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 13/04/2024 – População participa do dia D de vacinação contra a gripe, na Praça Afonso Pena, na Tijuca, zona norte da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Orhan Qereman/ Proibido Reprodução Síria,7/12/2024. Membros das Forças Democráticas Sírias (SDF) lideradas pelos curdos gesticulam em Deir al-Zor, depois que a aliança apoiada pelos EUA liderada por combatentes curdos sírios capturou Deir el-Zor, o principal ponto de apoio do governo no vasto deserto, segundo fontes sírias, em Síria, 7 de dezembro de 2024. REUTERS/Orhan Qereman](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 06/11/2024 - Chuva forte atinge o centro de São Paulo no final da tarde. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Prefeitura do Rio/Divulgação Rio de Janeiro 08/12/2024 Projeção de como ficará a região do Sambódromo após a demolição do Elevado 31 de Março e requalificação da área, com a construção de túnel sob a linha férrea, parques, prédios residenciais, sala de espetáculos e o museu do samba. Foto: Divulgação/ Prefeitura do Rio](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)