Ministros do STF defendem Moraes e negam irregularidades

Barroso classifica as denúncias como "tempestade fictícia"

Publicado em 14/08/2024 - 20:20 Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, saiu em defesa do colega de corte, ministro Alexandre de Moraes, nesta quarta-feira (12).

Segundo reportagens do jornal Folha de S. Paulo, Moraes teria usado o Tribunal Superior Eleitoral como um braço investigativo do STF contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Isso de forma não oficial no inquérito das fake news, conduzido por Moraes no Supremo, durante e após as eleições de 2022, enquanto ele era presidente do TSE. 

Os documentos obtidos teriam embasado medidas como bloqueio de redes sociais e intimações pela Polícia Federal.

Barroso classificou as denúncias como "tempestade fictícia" e disse que a alegada informalidade é porque, geralmente, ninguém oficia a si mesmo.

Para o ministro Gilmar Mendes, que também defendeu Moraes nesta quarta, o ministro é alvo de "críticas infundadas" sobre sua atuação na Corte.

O ministro Alexandre de Moraes disse que todos os procedimentos foram oficiais, regulares, estão devidamente documentados e que nada tem a esconder.

O ministro do STF, Flávio Dino também negou qualquer irregularidade nos procedimentos de Moraes, que disse ter “cumprido estritamente o seu dever legal”.

Edição: Bianca Paiva / Liliane Farias

Últimas notícias
Política

TSE recebe quase 44 mil denúncias de irregularidades eleitorais

Entre as atividades proibidas pela legislação eleitoral estão showmícios, uso de carro de som que não seja em carreatas, fixação de adesivos em locais proibidos e propaganda em comércio.

Baixar arquivo
Economia

Ministro de Minas Energia diz que não há risco de crise energética

Relatório entregue pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico ao ministro recomenda o retorno do horário de verão. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

BNDES vai liberar R$ 400 milhões para bombeiros da Amazônia Legal

Em reunião no Palácio do Planalto, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, recebeu vários governadores para discutir medidas de combate aos focos de incêndio em todo país.

Baixar arquivo
Política

TSE proíbe PRF de bloquear rodovias durante as eleições

Nova regra foi criada para não criar obstáculo e permitir a livre circulação de eleitores nos dias de votação das eleições. 

Baixar arquivo
Saúde

Baixa umidade do ar e seca podem provocar sangramento nasal

O sangramento nasal, conhecido como epistaxe, ocorre principalmente por causa do ressecamento das vias nasais e afeta especialmente pessoas com doenças respiratórias como rinite alérgica. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Animais no litoral do ES estão contaminados com metais pesados

Os dados são do Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática da porção capixaba do Rio Doce e região marinha e costeira adjacente. O trabalho foi executado pela Fundação Espírito-santense de Tecnologia; e pela Universidade Federal do Espírito Santo. 

Baixar arquivo