Gustavo Metropolo é condenado por racismo na FGV

Publicado em 09/09/2024 - 14:49 Por Leandro Martins, repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A Justiça condenou, de forma definitiva, o autor de racismo na Faculdade Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo. O ex-estudante Gustavo Metropolo teve a pena estabelecida em dois anos de reclusão mais dez dias-multa.

Lembrando o caso: em março de 2018, Gustavo fez uma postagem em um grupo do WhatsApp. No texto, ele disse que "encontrou no fumódromo um escravo, e que o dono deveria buscá-lo". Ele se referia ao ex-aluno da universidade e hoje administrador, João Gilberto Lima. 

Inicialmente, em interrogatório, Gustavo negou a autoria do crime, e a defesa dele alegou que o réu teve o celular roubado na época. Mas, a postagem incluía a foto do aluno ao lado de colegas, e a juíza Paloma Assis Carvalho não aceitou o argumento. 

Na decisão, a magistrada afirmou que o ato cometido pelo réu atingiu toda a sociedade. E acrescentou que a postagem buscou segregar um aluno preto, dentro de uma instituição renomada e voltada a classes abastadas da sociedade.

O réu pode vir a ter a prisão substituída por prestação de serviço à comunidade. Mas, além da condenação criminal, Metropolo terá de pagar 120 mil reais em indenização ao Estado. Neste caso, resta um recurso do acusado a ser analisado.

Edição: Ana Lúcia Caldas / L Pedrosa

Últimas notícias
Meio Ambiente

Chuva em SP contribui para extinção de 8 dos 11 focos de incêndio

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros permanecem trabalhando na contenção das chamas em três municípios: Bananal, no Vale do Paraíba; Mococa, na região de Campinas; e Itirapuã, região de Franca.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inpe registra mais de 2 mil focos de incêndios ativos no país

Pará lidera com 1.012 áreas de queimadas; seguido do Mato Grosso, com 420; e o Tocantins, com 279 focos. O Distrito Federal tem o registro de 20 locais com incêndio.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Ministérios Públicos e órgãos ambientais vão combater queimadas

A operação usa o trabalho de inteligência e tecnologia para tentar coibir e punir o desmatamento ilegal. 

Baixar arquivo
Economia

FGV: Monitor do Produto Interno Bruto aponta retração de 0,1% em julho

Em termos financeiros, estima-se que o PIB de 2024 acumulado até julho, em valores correntes, tenha sido de R$ 6,587 trilhões.

Baixar arquivo
Geral

Campanha busca conscientizar a paz no trânsito

Órgãos de trânsito vão promover ações educativas e de reforço da fiscalização. Serão realizadas palestras e seminários com o objetivo de reforçar o tema da campanha: “A paz no trânsito começa com você”.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Distrito Federal pode ter o 2º ano mais seco da história

Neste ano, já são 146 dias sem chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, em 1963, Brasília enfrentou uma estiagem que durou com 163 dias.

Baixar arquivo