Máscaras devem ser descartadas de forma correta para evitar contaminação de garis e catadores

Para evitar contaminação

Publicado em 29/04/2020 - 16:54 Por Deogracia Pinto - Brasília

Há pouco mais de dois meses, antes da chegada do coronavírus ao país, a falta de um planejamento adequado para o descarte de vidros, objetos e copos quebrados e pontiagudos já era uma grande preocupação para a dona de casa. Há exemplos de garis, que, enquanto trabalhavam, sofreram lesões e até contaminações. É o que lembra Agnaldo Santos, morador da Cidade Ocidental, que trabalha como gari no Distrito Federal.

 

Agora, com a obrigatoriedade do uso de máscaras a partir desta quinta-feira (30) para a proteção contra a Covid-19, Agnaldo está pensando em deixar o emprego por medo de se contaminar na hora de recolher o lixo.

 

A Jornalista Karina Baracho obedece a recomendação do governo da Bahia desde dia o último dia 23, quando foi implementada. Ela usa a máscara reutilizável, de tecido, e explica como é feita a esterilização e o descarte para evitar contaminação.

 

A engenheira ambiental e coordenadora de Mobilização do SLU - Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal, Luana Sena, conta que, desde o dia 20 de março, foi adotado um protocolo de segurança. Os garis receberam equipamentos de proteção individual, como luvas e máscaras. Luana Sena pede que a população ajude os trabalhadores da limpeza no recolhimento seguro do lixo.

 

A proposta da lei 12.305/2010, da Política Nacional de Resíduos Sólidos era acabar com os lixões até 2014, substituindo por aterros sanitários. Porém nem todos os municípios conseguiram atender a política. Hoje existem três mil lixões no país.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Justiça

Governo do AM terá que prestar informações sobre falta de oxigênio

Nessa terça-feira (19), a justiça determinou que o governo  do Amazonas devolva,  em 48 horas, 155 cilindros de oxigênio reabastecidos ao município de Coari. Em caso de descumprimento, a multa pode chegar até R$10 milhões.

Baixar arquivo
Saúde

Cuidados contra a covid-19 devem ser mantidos mesmo após vacina

A vacina contra a covid-19 começou a ser aplicada em todo o país. E junto com as doses, surgem algumas dúvidas: Os hábitos da população devem mudar após o início da vacinação? Quem já tomou a vacina pode transmitir o vírus? Em entrevista à Rádio Nacional, o diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia do Distrito Federal, David Urbaez, explicou quais são os cuidados que devemos tomar.  

Baixar arquivo
Saúde

Por falta de insumo, Fiocruz adia entrega da vacina de Oxford

A Fiocruz adiou para março a entrega dos primeiros lotes da vacina desenvolvida em parceria com a universidade inglesa de Oxford e com a farmacêutica AstraZeneca. O motivo é o atraso na entrega do IFA, o Ingrediente Farmacêutico Ativo, pela AstraZeneca.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação na cidade do Rio continua amanhã apesar do feriado

Município comemora nesta quarta-feira (20) dia do padroeiro São Sebastião. Primeiro lote com mais de 115.000 doses de vacinas será destinado a profissionais de saúde e alguns grupos de risco.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: distribuição de vacinas pelo país foi concluída em 30 horas

Foram menos de 30 horas para transportar em aviões da Força Aérea Brasileira, aeronaves comerciais e caminhões 6 milhões de doses da CoronaVac, importadas da farmacêutica chinesa Sinovac pelo Instituto Butantan.

Baixar arquivo
Segurança

Força-tarefa vai combater organizações criminosas do país

Adesão à força-tarefa será voluntária. Governo federal vai convidar seis estados com maior índice de homicídios - Rio Grande do Norte e Ceará já aderiram ao grupo criado.

Baixar arquivo