Máscaras devem ser descartadas de forma correta para evitar contaminação de garis e catadores

Para evitar contaminação

Publicado em 29/04/2020 - 16:54 Por Deogracia Pinto - Brasília

Há pouco mais de dois meses, antes da chegada do coronavírus ao país, a falta de um planejamento adequado para o descarte de vidros, objetos e copos quebrados e pontiagudos já era uma grande preocupação para a dona de casa. Há exemplos de garis, que, enquanto trabalhavam, sofreram lesões e até contaminações. É o que lembra Agnaldo Santos, morador da Cidade Ocidental, que trabalha como gari no Distrito Federal.

 

Agora, com a obrigatoriedade do uso de máscaras a partir desta quinta-feira (30) para a proteção contra a Covid-19, Agnaldo está pensando em deixar o emprego por medo de se contaminar na hora de recolher o lixo.

 

A Jornalista Karina Baracho obedece a recomendação do governo da Bahia desde dia o último dia 23, quando foi implementada. Ela usa a máscara reutilizável, de tecido, e explica como é feita a esterilização e o descarte para evitar contaminação.

 

A engenheira ambiental e coordenadora de Mobilização do SLU - Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal, Luana Sena, conta que, desde o dia 20 de março, foi adotado um protocolo de segurança. Os garis receberam equipamentos de proteção individual, como luvas e máscaras. Luana Sena pede que a população ajude os trabalhadores da limpeza no recolhimento seguro do lixo.

 

A proposta da lei 12.305/2010, da Política Nacional de Resíduos Sólidos era acabar com os lixões até 2014, substituindo por aterros sanitários. Porém nem todos os municípios conseguiram atender a política. Hoje existem três mil lixões no país.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo