Decreto proíbe queimadas por 120 dias

Diário Oficial

Publicado em 16/07/2020 - 08:40 Por Anna Luísa Praser - Brasília

Está no Diário Oficial da União desta quinta-feira (16), o decreto editado pelo governo federal que proíbe as queimadas em áreas rurais por um período de 120 dias. A medida vale para todo território nacional. Esta prática é comum entre criadores que gado, que costumam atear fogo na vegetação para preparar a área para os pastos.

 

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República informa que, historicamente, a maior incidência de queimadas ocorre entre os meses de agosto e outubro. O texto diz ainda que foi urgente tomar decisões no sentido de proibir as queimadas para ajudar a reduzir as ocorrências de incêndios florestais, já que estudos climáticos apontaram que, para os próximos três meses, a previsão é de que haja forte estiagem.

 

Ainda de acordo com a nota, os dados recentes da plataforma de dados do Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, mostram grande quantidade de focos de queimadas no primeiro semestre deste ano, não apenas na Amazônia, mas também em outros biomas, como o Pantanal.

 

O decreto, no entanto, traz algumas exceções. Não se aplicará nas práticas agrícolas de subsistência executadas pelas populações tradicionais e indígenas, por exemplo.

 

Também serão permitidas as queimadas controladas - em áreas fora da Amazônia Legal e do Pantanal - quando for indispensável para realização de práticas agrícolas. Mas para fazer isso, a queimada terá de ser autorizada previamente pelo órgão ambiental estadual.

 

Nessa quarta-feira, durante coletiva de imprensa após a segunda reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, chegou a comentar sobre essa legislação. Ele disse que o texto já estava pronto e aguardava apenas a assinatura do presidente Jair Bolsonaro.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Justiça

Justiça de SP concede prisão domiciliar ao médico Roger Abdelmassih

Na decisão, a juíza Sueli Zoraik concedeu o benefício considerando a idade elevada, de 76 anos, e quadro clínico bastante debilitado.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio faz adaptações para acelerar vacinação contra covid

O calendário divulgado pela secretaria municipal de Saúde inclui agora duas faixas etárias dos grupos prioritários por dia de vacinação, sendo uma de manhã e outra a tarde. Anteriormente, somente uma idade era contemplada por dia.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Com tecnologia 100 vezes mais veloz, 5G vai ampliar automação

O avanço tecnológico torna muito difícil prever o futuro das telecomunicações, mas o próximo passo a gente já sabe qual será: a telefonia móvel de quinta geração, o 5G.

Baixar arquivo
Justiça

Medidas restritivas voltam a valer no Rio de Janeiro

O presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador Henrique de Andrade Figueira, suspendeu a liminar que havia sido dada por uma juíza, invalidando as restrições.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

UFMG seleciona voluntários para vacina contra o HIV

A Universidade Federal de Minas Gerais recruta voluntários para teste da vacina anti-HIV. Os detalhes com Verônica Pimenta da Rádio Inconfidência. 

Baixar arquivo
Geral

Radioagência Nacional volta a operar após problemas técnicos

A Radioagência Nacional ficou fora do ar desde o início da manhã de hoje (6) por problemas técnicos. Pedimos desculpas e informamos que, a partir de agora, seguimos normalmente com o nosso noticiário.