Governo federal destina recursos para combate a incêndios no Pantanal

Portaria publicada hoje prevê R$ 3,8 milhões para o Mato Grosso do Sul

Publicado em 16/09/2020 - 15:48 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

Serão então R$ 3,8 milhões para ajudar no combate aos incêndios florestais no Mato Grosso do Sul, especialmente na região do Pantanal. São 79 municípios que vêm sofrendo bastante com essas queimadas, principalmente por causa da seca na região.

A portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional liberando esses recursos já está publicada na edição desta quarta-feira (16) do Diário Oficial.

O ministro Rogério Marinho esteve ontem (15) no Mato Grosso do Sul, junto com a ministra da Agricultura Tereza Cristina, para conversar com o governador Reinaldo Azambuja, pra ver como está a situação e fazer uma avaliação.

Para a Rádio Nacional, ele explicou que tanto esses recursos de agora, quanto mais recursos que deverão ser liberados numa segunda etapa, nos próximos dias, deverão ser usado para as ações de combate ao fogo, locação de helicópteros e demais equipamentos, pagamento de brigadistas e abertura de aceiros, que são aquelas faixas de terra, sem vegetação que impedem o avanço do fogo.

Na conversa de ontem, o governador lembrou também que os fazendeiros da região precisam ter cuidado para evitar novos focos de incêndio já que essa é a maior seca dos últimos 50 anos, segundo ele.E deu como exemplo, uma das queimadas que atingiu 100 hectares de eucaliptos e que começou por causa de um pequeno cisco no fundo de uma chácara na região de Campo Grande.

Os incêndios também ameaçam importantes sítios arqueológicos existentes no Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari. Desde o início da semana, o fogo já tinha destruído 9 mil hectares de vegetação típica do Cerrado.

Os dados do Inpe mostram que há meses o fogo vem atingindo o Pantanal. Foram registrados 14.489 focos de incêndio na região, entre janeiro e domingo agora, dia 13. Enquanto que no ano passado, foram quase 4.700.

Além disso, há o problema do nível dos rios. Os cursos d'água estão secando, logo devem atingir os menores níveis nos últimos cinco anos, segundo especialistas, e as pessoas estão tendo de conviver com uma intensa nuvem de fumaça encobrindo a paisagem.

O fato é que a situação de emergência na região está decretada desde a segunda-feira (14), o que agiliza a liberação de recursos. A situação lá é tão intensa que o Paraná e Santa Catarina enviaram bombeiros para ajudar no trabalho de combate ao fogo. Além disso, brigadistas do Ibama, do ICMBio e militares das Forças Armadas estão dando apoio.

A torcida agora, é pela chuva na região, o que, segundo o Centro Estadual de Monitoramento do Tempo e do Clima, não deve ocorrer até o fim da semana.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo