Incêndios florestais: MS tem situação de emergência reconhecida
![Ascom/CBMMS Incêndio atinge o Pantanal no mês de julho.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O governo federal reconheceu a situação de emergência em Mato Grosso do Sul, por causa dos incêndios florestais.
A portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, horas depois do governo sul-mato-grossense decretar de situação de emergência ambiental por 90 dias.
As queimadas atingem todos os biomas do estado: Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica.
O governador Reinaldo Azambuja explicou que o decreto flexibiliza normas e possibilita o recebimento de verba do governo federal.
O Pantanal enfrenta a maior seca dos últimos 50 anos, e teve mais de 12% de sua área consumida pelas chamas.
O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, deu detalhes sobre a possibilidade do envio de brigadistas de outros estados para atuar no combate aos incêndios.
Também nessa segunda-feira, Mato Grosso decretou situação de emergência por causa dos incêndios florestais.
O governador Mauro Mendes destacou que a ação humana, combinada com as questões climáticas, potencializam os riscos de incêndio. O estado está há 100 dias sem chuva. A umidade relativa do ar em algumas regiões está abaixo de 10%. Ele falou sobre as medidas após o decreto de emergência.
Mato Grosso tem o maior número de focos de incêndio. Foram 32.230 só este ano, 39% a mais que o mesmo período do ano passado. Os dados são do Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Ouça também:
Continua o combate a incêndios florestais na região do Pantanal
Queimadas já atingiram mais de 12% do Pantanal
Trilheiros localizam animais feridos pelos incêndios no Pantanal
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?snb772)
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Remédios, comprimidos](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 15/03/2024 – A partir de hoje (15) de março, parte da liquidação interbancária da cobrança do documento será feita no mesmo dia do pagamento
A novidade é mais um projeto de modernização feito pelo setor bancário na modalidade de boletos, que englobará 136 bancos e será mandatória. Com a mudança, se o cliente pagar o boleto até *às 13h30, o cobrador poderá receber o dinheiro no mesmo dia, dependendo do contrato que ele tenha com a sua instituição financeira. Se o pagamento for feito após *às 13h30, a liquidação ocorrerá no dia seguinte.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Canetas para aplicação de insulina,exame da curva glicêmica](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 26/11/2024 – Uma unidade do mercado Carrefour é vista em uma rua no centro de Brasília, após a crise instalada com o governo brasileiro por conta da possibilidade do Carrefour deixar de comprar carne do Mercosul, o grupo emitiu uma nota na manhã desta terça-feira sobre o assunto. No comunicado, a empresa pede desculpa “pelas discordâncias” causadas na abordagem do tema.De acordo com a nota, o grupo Carrefour nunca quis opor a agricultura francesa à agricultura brasileira. “França e Brasil são dois países que compartilham o amor pela terra e pelo cultivo e pela alimentação de qualidade”, diz o comunicado.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)