logo Radioagência Nacional
Meio Ambiente

Senadores sobrevoam regiões afetadas por incêndios em Mato Grosso

Comissão também se encontra com envolvidos em combate ao fogo
Baixar
Lucas Pordeus León
19/09/2020 - 15:30
Brasília

Os senadores da comissão externa criada para acompanhar as ações de enfrentamento aos incêndios no Pantanal estão, neste sábado, realizando uma visita ao Mato Grosso, estado que abriga parte do bioma que tem sido devastado pelas queimadas.

A diligência nos municípios Poconé e Porto Cerrado incluem uma visita ao espaço de recolhimento dos animais atingidos pelas chamas, às áreas de combate aos incêndios com auxílio do Corpo de Bombeiros, a ponte destruída pelo fogo, além de um sobrevoo de helicóptero por regiões afetadas.

Estão previstos ainda encontros com representantes de fazendeiros e pousadas da região, além ONGs e cientistas.

Esta foi a primeira atividade da comissão, que foi instalada nessa semana. Segundo o presidente do colegiado, o senador Wellington Fagundes, do PL do Mato Grosso, o objetivo é conhecer o trabalho das equipes na região para subsidiar as ações futuras da comissão.

Já a Polícia Federal e órgãos do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estão investigando as origens dos incêndios que, até a última quarta-feira, tinham destruído cerca de 2 milhões e 800 mil hectares do pantanal, o que representa uma área maior que todo o estado de Alagoas. Por meio da análise de satélites e sobrevoo de algumas áreas, a Polícia Federal tenta traçar o percurso das chamas para saber onde o fogo começou para encontrar possíveis responsáveis.

Há ainda a previsão de que a fumaça proveniente dos focos de incêndio no Pantanal chegue ao Sul do país. Segundo o Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia os modelos de direção dos ventos mostram o movimento da poluição em direção a todos os estados da região Sul do Brasil.

 

Ouça também:

Queimados, sem comida ou casa: animais do Pantanal sofrem com fogo

x