Empresas privadas vão financiar revitalização de bacias hidrográficas

Publicado em 22/03/2021 - 18:08 Por Sayonara Moreno - Brasília - DF

Pelo menos 26 empresas privadas vão financiar a revitalização de bacias hidrográficas, por meio do programa Águas Brasileiras, lançado pelo governo federal. A assinatura das parcerias ocorreu nesta segunda-feira (22), no Palácio do Planalto, em Brasília, em comemoração ao Dia Mundial da Água.

A assinatura do contrato teve a participação de representantes das 10 primeiras companhias selecionadas: Anglo American, Rumo Logística, MRV Engenharia, Stone, Vale, Engie Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, JBS e a fabricante de cervejas AMBEV. O diretor da AMBEV, Jean Jereissati, destacou a importância da água para a produção de cervejas e a finalidade de reduzir o consumo para a produção.

De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Cervejas, a AMBEV utiliza quase 3 litros de água para a fabricação de um litro de cerveja.

Até o momento foram 26 empresas selecionadas para a parceria, entre 48 inscritas, segundo o Ministério da Infraestrutura. Presente ao evento, o presidente Jair Bolsonaro deu destaque ao uso da água para atividades econômicas, como o plantio e a criação de animais.

O financiamento da revitalização vai alcançar mais de 250 municípios de 10 estados brasileiros. A proposta é que as empresas façam o uso sustentável dos recursos naturais e melhore a disponibilidade da água em quantidade e qualidade para diversos usos.

A Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco vai ficar com 16 projetos. Outros dois, vão para a do Rio Parnaíba e mais dois para a do Rio Taquari. Já a bacia do Rio Tocantins-Araguaia, foi contemplada com seis iniciativas.

Está previsto com a parceria, o plantio de 100 milhões de árvores nas quatro principais bacias hidrográficas, para a recomposição das matas ciliares e a proteção das áreas de nascentes. As empresas parceiras do programa Águas Brasileiras acabam levando algumas vantagens com a iniciativa, a exemplo da melhoria no valor das cadeias produtivas.

Edição: Leyberson Pedrosa / Leila dos Santos

Últimas notícias
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economia

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo
Economia

FGTS: saque-aniversário pode virar empréstimo consignado

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, diz que governo enviará proposta ao Congresso Nacional para transformar o saque-aniversário em empréstimo consignado com juros baixos.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

Baixar arquivo
Economia

Produtores prejudicados por queimadas terão financiamento do RenovAgro

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que serão disponibilizados R$ 6,5 bilhões do Plano Safra 2024/2025. 

Baixar arquivo
Política

G20: grupo de trabalho destaca ampliação da agricultura familiar

O encontro reuniu 23 ministros da Agricultura e representantes de quase 50 países. Eles assinaram uma declaração ministerial. O documento será levado à cúpula do G20 em novembro.  

Baixar arquivo