Empresas privadas vão financiar revitalização de bacias hidrográficas

Publicado em 22/03/2021 - 18:08 Por Sayonara Moreno - Brasília - DF

Pelo menos 26 empresas privadas vão financiar a revitalização de bacias hidrográficas, por meio do programa Águas Brasileiras, lançado pelo governo federal. A assinatura das parcerias ocorreu nesta segunda-feira (22), no Palácio do Planalto, em Brasília, em comemoração ao Dia Mundial da Água.

A assinatura do contrato teve a participação de representantes das 10 primeiras companhias selecionadas: Anglo American, Rumo Logística, MRV Engenharia, Stone, Vale, Engie Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, JBS e a fabricante de cervejas AMBEV. O diretor da AMBEV, Jean Jereissati, destacou a importância da água para a produção de cervejas e a finalidade de reduzir o consumo para a produção.

De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Cervejas, a AMBEV utiliza quase 3 litros de água para a fabricação de um litro de cerveja.

Até o momento foram 26 empresas selecionadas para a parceria, entre 48 inscritas, segundo o Ministério da Infraestrutura. Presente ao evento, o presidente Jair Bolsonaro deu destaque ao uso da água para atividades econômicas, como o plantio e a criação de animais.

O financiamento da revitalização vai alcançar mais de 250 municípios de 10 estados brasileiros. A proposta é que as empresas façam o uso sustentável dos recursos naturais e melhore a disponibilidade da água em quantidade e qualidade para diversos usos.

A Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco vai ficar com 16 projetos. Outros dois, vão para a do Rio Parnaíba e mais dois para a do Rio Taquari. Já a bacia do Rio Tocantins-Araguaia, foi contemplada com seis iniciativas.

Está previsto com a parceria, o plantio de 100 milhões de árvores nas quatro principais bacias hidrográficas, para a recomposição das matas ciliares e a proteção das áreas de nascentes. As empresas parceiras do programa Águas Brasileiras acabam levando algumas vantagens com a iniciativa, a exemplo da melhoria no valor das cadeias produtivas.

Edição: Leyberson Pedrosa / Leila dos Santos

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

A 100 dias de Tóquio, Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades

A 100 dias dos jogos de Tóquio, o Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades e ainda tem chance de classificação em mais 30. Saiba mais com Astrid Nick. 

Baixar arquivo
Educação

Prazo para inscrição no Sisu termina nesta quarta-feira

O Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso a um curso de graduação em universidades públicas do país.

Baixar arquivo
Geral

Rainha de Copas: Operação investiga facção ligada ao tráfico no Rio

Segundo a Polícia Civil, os alvos da investigação “ostentam em redes sociais uma vida luxuosa, residindo em mansões em condomínios de alto padrão.

Baixar arquivo
Saúde

Lewandowski dá 30 dias para Anvisa decidir sobre vacina Sputnik V

Nesta terça-feira (13) o ministro do STF Ricardo Lewandowski atendeu o pedido de liminar feito pelo governo do Maranhão para importação e autorização excepcional de uso da vacina da Rússia Sputnik V. 

Baixar arquivo
Geral

Punições para quem causa acidentes após beber ficam mais pesadas

O novo Código de Trânsito Brasileiro define que motoristas alcoolizados ou sob efeito de drogas que provocarem acidentes com lesão corporal grave ou gravíssima e que resultarem  em mortes, serão presos. 

Baixar arquivo
Educação

Inscrições do programa Qualifica Mais seguem até 25 de abril

Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail empregamais@economia.gov.br.

Baixar arquivo