Todas regiões do planeta já estão afetadas pelas mudanças climáticas

Publicado em 09/08/2021 - 21:48 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Todas as regiões do planeta Terra já estão sendo afetadas pelas mudanças climáticas. É o que afirmam cientistas ligados ao IPCC, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, em relatório lançado nesta segunda-feira em Genebra, na Suíça.

O documento mostra que os eventos climáticos extremos aumentaram de frequência na maioria das áreas terrestres do planeta, desde 1950. Esses eventos devem ficar ainda mais frequentes nas próximas décadas, como consequência direta do aquecimento global. Os cientistas preveem que se a temperatura do planeta aumentar quatro graus, por exemplo, o número de eventos climáticos extremos em algumas regiões pode ser nove vezes maior.

O relatório mostra que a temperatura média da Terra aumentou drasticamente nos últimos 50 anos. Em um seminário online realizado pela Fapesp para analisar o estudo, o pesquisador da instituição João Ometto, que é especialista em mudanças climáticas globais, ressaltou que o aquecimento global é consequência inequívoca da ação humana, e que isso está documentado no relatório científico do IPCC.

O relatório do IPCC também apresenta leituras regionais do clima em áreas específicas do planeta. No Brasil, segundo o estudo, as mudanças climáticas estão diretamente relacionadas ao avanço do desmatamento, que substitui a cobertura florestal por áreas de pasto e lavouras de monocultura agrícola.

O relatório dos cientistas do IPCC foi enfático sobre a necessidade urgente de se reduzir as emissões de gases estufa em escala global. Caso não seja feito um esforço internacional nesse sentido, o nível aquecimento global pode alcançar ou exceder um grau e meio ainda nesta década.

O pesquisador do Inpe e autor-líder do novo Atlas de Mudanças Climáticas, Lincoln Alves, que também participou do seminário virtual da Fapesp, explicou que pequenas variações na temperatura média do planeta são suficientes para prejudicar significativamente atividades essenciais à sobrevivência humana.

O relatório apresentado nessa segunda-feira , na Suíça, é resultado das pesquisas do Grupo de Trabalho 1 do IPCC, que resume todo o conhecimento das ciências relacionadas ao clima no planeta.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Nova variante da Covid chega a Bélgica e preocupa Europa

De acordo com o Ministério da Saúde belga, trata-se de alguém que veio do exterior não vacinado e que testou positivo no dia 22 de novembro

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz submete à Anvisa pedido de registro com IFA nacional

A Fundação Oswaldo Cruz submeteu, nesta sexta-feira, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pedido de inclusão de Biomanguinhos como unidade produtora do IFA, Ingrediente Farmacêutico Ativo, utilizado para fabricação do imunizante.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro entra na bandeira verde do risco Covid

Os dados estão no novo Mapa de Risco e mostram que, pela primeira vez, o risco de transmissão da Covid estão muito baixos no estado.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro vacina mais de 67 mil pessoas em um único dia

Prefeitura faz campanha para vacinação contra a Influenza A. Qualquer pessoa, a partir dos seis meses de idade, pode ser vacinada.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Amapá lança campanha de registro civil de pessoas trans

Para mudar o nome que está registrado na certidão de nascimento, é só ir a um cartório e fazer a solicitação, sem a necessidade comprovação de cirurgia de mudança de sexo ou decisão judicial.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa diz que 48% dos entrevistados viajaram de avião na pandemia

O levantamento, feito pelo Conselho Internacional de Aeroportos, indicou que quase metade das pessoas ouvidas viajaram desde o início da pandemia e têm maior probabilidade de viajar de avião novamente.

Baixar arquivo