Todas regiões do planeta já estão afetadas pelas mudanças climáticas

Publicado em 09/08/2021 - 21:48 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Todas as regiões do planeta Terra já estão sendo afetadas pelas mudanças climáticas. É o que afirmam cientistas ligados ao IPCC, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, em relatório lançado nesta segunda-feira em Genebra, na Suíça.

O documento mostra que os eventos climáticos extremos aumentaram de frequência na maioria das áreas terrestres do planeta, desde 1950. Esses eventos devem ficar ainda mais frequentes nas próximas décadas, como consequência direta do aquecimento global. Os cientistas preveem que se a temperatura do planeta aumentar quatro graus, por exemplo, o número de eventos climáticos extremos em algumas regiões pode ser nove vezes maior.

O relatório mostra que a temperatura média da Terra aumentou drasticamente nos últimos 50 anos. Em um seminário online realizado pela Fapesp para analisar o estudo, o pesquisador da instituição João Ometto, que é especialista em mudanças climáticas globais, ressaltou que o aquecimento global é consequência inequívoca da ação humana, e que isso está documentado no relatório científico do IPCC.

O relatório do IPCC também apresenta leituras regionais do clima em áreas específicas do planeta. No Brasil, segundo o estudo, as mudanças climáticas estão diretamente relacionadas ao avanço do desmatamento, que substitui a cobertura florestal por áreas de pasto e lavouras de monocultura agrícola.

O relatório dos cientistas do IPCC foi enfático sobre a necessidade urgente de se reduzir as emissões de gases estufa em escala global. Caso não seja feito um esforço internacional nesse sentido, o nível aquecimento global pode alcançar ou exceder um grau e meio ainda nesta década.

O pesquisador do Inpe e autor-líder do novo Atlas de Mudanças Climáticas, Lincoln Alves, que também participou do seminário virtual da Fapesp, explicou que pequenas variações na temperatura média do planeta são suficientes para prejudicar significativamente atividades essenciais à sobrevivência humana.

O relatório apresentado nessa segunda-feira , na Suíça, é resultado das pesquisas do Grupo de Trabalho 1 do IPCC, que resume todo o conhecimento das ciências relacionadas ao clima no planeta.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Esforços humanitários no RS recebem reforços

Mais 12 bombeiros de Alagoas chegaram na manhã deste domingo,  em Canoas para  reforçar as equipes de resgate das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  

Baixar arquivo
Geral

Deputada Amália Barros morreu na madrugada deste domingo

A deputada Amália Barros, do PL do Mato Grosso, morreu na madrugada deste domingo, aos 39 anos de idade. Ela estava internada desde 1º de maio no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após a retirada de um nódulo no pâncreas.

Baixar arquivo
Geral

EBC redireciona suas antena de ondas curtas para o Sul do país

Muitos dos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul enfrentam problemas como a falta de energia, que dificultam o acesso a informações vitais nesse momento de calamidade.

Baixar arquivo
Geral

Lula cita tragédia ambiental do RS em mensagem de Dia das mães

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou neste domingo mensagem de Dia das Mães, em que cita a tragédia ambiental que atinge o Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Geral

Cemaden alerta para alta possibilidade de alagamento em Porto Alegre

Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais alertou para a alta possibilidade de novas ocorrências de enchentes e alagamentos nas mesorregiões Noroeste, Centro-Ocidental, Nordeste, Sudeste e Sudoeste Rio-Grandense e Metropolitana de Porto Alegre neste fim de semana.

Baixar arquivo
Geral

Cresce o número de mulheres que optam pela maternidade após os 40 anos

A escolha pela gravidez tardia não representa mais impedimento. São muitos os recursos disponíveis desde a relação sexual programada até métodos em que a fecundação ocorre em laboratório.

Baixar arquivo