Joaquim Leite diz que antecipará meta de zerar desmatamento ilegal

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa sobre a COP-26

Publicado em 09/10/2021 - 08:40 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - De Brasília

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, afirmou, nessa sexta-feira (8), que antecipará a meta de zerar o desmatamento ilegal no Brasil, até 2030. 

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa, realizada no Itamaraty, sobre a participação brasileira na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26), que será realizada na cidade de Glasgow, na Escócia, de 31 de outubro a 12 de novembro deste ano.

Sem dar detalhes sobre o novo prazo, o ministro Joaquim Leite informou que um novo plano deve ser apresentado nos próximos dias para antecipar a meta de zerar o desmatamento. Para o dirigente, isso será possível por medidas que já estão em curso.  

Em abril deste ano, na Cúpula de Líderes sobre o Clima, o presidente Jair Bolsonaro prometeu zerar o desmatamento ilegal, até 2030, alcançar a neutralidade de carbono, até 2050, além de dobrar o orçamento federal na área de combate ao desmatamento. 

Essas promessas devem ser oficializadas pelo governo brasileiro na COP-26, que também pretende apresentar, uma semana antes do evento, o Programa Crescimento Verde, de estímulo ao uso eficiente e sustentável de recursos naturais.

A comitiva brasileira na COP-26 será presidida pelo ministro do Meio Ambiente.

O evento, que reunirá líderes de 196 países, é um marco nos esforços mundiais para evitar crises climáticas. 

Edição: Raquel Mariano/Fabíola Sinimbú

Últimas notícias
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo