Brasil quer reduzir em 50% emissão de gases do efeito estufa até 2030

Ministro Joaquim Leite divulgou a meta brasileira na COP26

Publicado em 01/11/2021 - 15:17 Por Dayana Vítor - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil pretende reduzir em 50% a emissão de gases do efeito estufa até 2030. Essa foi a grande novidade anunciada logo no começo da participação do Brasil na COP 26, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que começou nesta segunda-feira (1º) em Glasgow, maior cidade da Escócia, e vai até 12 de novembro. Quem detalhou a meta brasileira foi o ministro do meio ambiente, Joaquim Leite, chefe da deleção brasileira no evento.

Por meio de um vídeo transmitido na cerimônia, o presidente Jair Bolsonaro destacou que o Brasil é uma potência verde. Detalhou que já foram investidos mais de R$ 50 bilhões em projetos verdes e citou que no combate à mudança do clima, o país sempre foi parte da solução e não do problema. Bolsonaro destacou ainda ações recentes do governo federal.

Nesta primeira semana da COP26, o ministro do Meio Ambiente vai conduzir as atividades diretamente aqui do Brasil, especificamente do pavilhão montado na CNI, a Confederação Nacional da Indústria, aqui em Brasília. Na semana seguinte, ele embarca para a Escócia e participa presencialmente da COP 26. A Conferência deste ano reúne 21 mil representantes de governos, 14 mil observadores e quatro mil jornalistas.

A conferência tem quatro grandes objetivos: traçar um compromisso para a eliminação das emissões de carbono nas próximas décadas, propor que os países protejam comunidades e habitats, arrecadar 100 bilhões de dólares por ano até 2030 para o enfrentamento do efeito estufa e estabelecer a cooperação entre governos e a sociedade civil.

Edição: Paula Castro/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Litoral nordestino tem previsão de chuva forte para esta quarta (25)

A área que representa maior risco começa em João Pessoa, segue por Recife e vai até o sul de Alagoas. Nessas regiões, a chuva pode ultrapassar 100 milímetros no acumulado do dia.

Baixar arquivo
Geral

Número de mortos em operação policial no Rio sobe para 25

Subiu para 25 o número de mortos em consequência da operação policial realizada nesta terça-feira na Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

Linha Amarela recebe blitz educativa com agentes da Operação Lei Seca

A ação, que ocorre no Rio de Janeiro, faz parte da campanha Maio Amarelo.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: homo e bissexuais são ao menos 1,9% da população brasileira

Quase 3 milhões de pessoas responderam pertencer a um desses dois quesitos em pesquisa inédita sobre orientação sexual. O número de cidadãos que preferiu não responder é maior: 3,6 milhões. Segundo pesquisadora, há possibilidade de subnotoficação.

Baixar arquivo
Economia

INSS paga segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Inicialmente, recebem a segunda cota do 13º aqueles que ganham um salário mínimo. Os que ganham acima disso recebem a partir do dia 1º até 7 de junho.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei de praia: oito duplas brasileiras estarão em etapa de Roma

Duda/Ana Patrícia, Bárbara Seixas/Carol Solberg, Rebeca/ Talita e Tatiana/Hegê, no feminino. No masculino, André Stein/George, Renato/Vitor, Alison/Guto e Bruno Schmidt/Saymon.

Baixar arquivo