Parque Nacional do Iguaçu virava patrimônio natural mundial há 35 anos

Publicado em 28/11/2021 - 10:15 Por Tony Ribeiro* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Mais de duas mil espécies de plantas, 400 de aves e 275 quedas d’água. Esses são alguns dos atrativos do Parque Nacional do Iguaçu, localizado no extremo oeste do Paraná. Aliás, as quedas d’água, conhecidas como as Cataratas do Iguaçu, estão entre as sete maravilhas naturais do mundo. 

Há exatos 35 anos, o parque entrou para a seleta lista do Patrimônio Natural Mundial da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A mineira Mariana Bomtempo conta que sempre sonhou em conhecer uma das sete maravilhas do mundo e que se emocionou com o passeio.
 
“Durante muitos anos eu sonhei conhecer uma das sete maravilhas da natureza, que são as Cataratas do Iguaçu. Estar, ali, diante daquelas inúmeras quedas d'água foi realmente uma coisa emocionante para mim. Foi um passeio incrível, o Parque Nacional do Iguaçu é muito bem organizado, os passeios são muito bacanas e eu acho que todo brasileiro deveria conhecer o Parque Nacional do Iguaçu”.
 
A criação do parque foi proposta, primeiramente, em 1876, pelo engenheiro André Rebouças ao imperador Dom Pedro II. Em 1916, o pai da aviação, Alberto Santos Dumont, visitou a região e ficou tão encantado com a exuberância da paisagem que pediu ao governador do Paraná que fizesse a desapropriação daquelas terras. Três meses depois, o pedido foi atendido e um perímetro de 1.008 hectares foi declarado de utilidade pública. Mas, o Parque Nacional do Iguaçu somente foi criado oficialmente em 1939, por meio de um decreto do então presidente Getúlio Vargas, que elevou a área protegida para 185 mil hectares.
 
A chefe-geral do parque, Cibele Munhoz Amato, diz que estar na lista do Patrimônio Natural Mundial da Unesco traz mais visibilidade e aumenta as ações de proteção do local.

*com supervisão de Paula de Castro

Edição: Paula de Castro / Nathália Mendes

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo