Segundo Mourão, dados devem indicar queda no desmatamento

Publicado em 11/11/2021 - 20:11 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O programa oficial que mede o desmatamento na região da Amazônia Legal, o PRODES, deve indicar uma queda de 5% na floresta derrubada no período de agosto de 2020 a julho de 2021 em comparação com o período anterior. O dado foi revelado nesta quinta-feira pelo vice-presidente Hamilton Mourão, que coordena o Conselho Nacional de Amazônia, que reúne autoridades no combate ao desmatamento ilegal. Segundo Mourão, a porcentagem indica uma tendência de queda no desmatamento.

O vice-presidente participou de um seminário sobre a Amazônia promovido pelas Câmaras de Comércio da Europa, Espanha e Finlândia no Brasil, com intenção de promover o intercâmbio entre empresários do Pará e da Europa.

O programa de monitoramento por satélite do governo federal, o PRODES, registrou um aumento no desmatamento da região amazônica de 7% entre 2019 e 2020. Se comparado com 2017, o aumento do desmatamento na região da Amazônia Legal foi de 56% até o ano passado.

A diretora de ciências do IPAM, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, Ane Alencar, avalia que uma redução de 5% neste ano ainda é pouco devido ao aumento dos últimos anos.

Segundo o sistema de monitoramento do desmatamento por satélite, o Prodes Amazônia, entre agosto de 2019 e julho de 2020, foram desmatados mais de 10 mil e 800 quilômetros quadrados, o equivalente a sete vezes o tamanho da cidade de São Paulo.

Edição: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo