logo Radioagência Nacional
Meio Ambiente

Segundo Mourão, dados devem indicar queda no desmatamento

Baixar
Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional
11/11/2021 - 20:11
Brasília

O programa oficial que mede o desmatamento na região da Amazônia Legal, o PRODES, deve indicar uma queda de 5% na floresta derrubada no período de agosto de 2020 a julho de 2021 em comparação com o período anterior. O dado foi revelado nesta quinta-feira pelo vice-presidente Hamilton Mourão, que coordena o Conselho Nacional de Amazônia, que reúne autoridades no combate ao desmatamento ilegal. Segundo Mourão, a porcentagem indica uma tendência de queda no desmatamento.

O vice-presidente participou de um seminário sobre a Amazônia promovido pelas Câmaras de Comércio da Europa, Espanha e Finlândia no Brasil, com intenção de promover o intercâmbio entre empresários do Pará e da Europa.

O programa de monitoramento por satélite do governo federal, o PRODES, registrou um aumento no desmatamento da região amazônica de 7% entre 2019 e 2020. Se comparado com 2017, o aumento do desmatamento na região da Amazônia Legal foi de 56% até o ano passado.

A diretora de ciências do IPAM, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, Ane Alencar, avalia que uma redução de 5% neste ano ainda é pouco devido ao aumento dos últimos anos.

Segundo o sistema de monitoramento do desmatamento por satélite, o Prodes Amazônia, entre agosto de 2019 e julho de 2020, foram desmatados mais de 10 mil e 800 quilômetros quadrados, o equivalente a sete vezes o tamanho da cidade de São Paulo.

x