Segundo Mourão, dados devem indicar queda no desmatamento

Publicado em 11/11/2021 - 20:11 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O programa oficial que mede o desmatamento na região da Amazônia Legal, o PRODES, deve indicar uma queda de 5% na floresta derrubada no período de agosto de 2020 a julho de 2021 em comparação com o período anterior. O dado foi revelado nesta quinta-feira pelo vice-presidente Hamilton Mourão, que coordena o Conselho Nacional de Amazônia, que reúne autoridades no combate ao desmatamento ilegal. Segundo Mourão, a porcentagem indica uma tendência de queda no desmatamento.

O vice-presidente participou de um seminário sobre a Amazônia promovido pelas Câmaras de Comércio da Europa, Espanha e Finlândia no Brasil, com intenção de promover o intercâmbio entre empresários do Pará e da Europa.

O programa de monitoramento por satélite do governo federal, o PRODES, registrou um aumento no desmatamento da região amazônica de 7% entre 2019 e 2020. Se comparado com 2017, o aumento do desmatamento na região da Amazônia Legal foi de 56% até o ano passado.

A diretora de ciências do IPAM, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, Ane Alencar, avalia que uma redução de 5% neste ano ainda é pouco devido ao aumento dos últimos anos.

Segundo o sistema de monitoramento do desmatamento por satélite, o Prodes Amazônia, entre agosto de 2019 e julho de 2020, foram desmatados mais de 10 mil e 800 quilômetros quadrados, o equivalente a sete vezes o tamanho da cidade de São Paulo.

Edição: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Internacional

Família palestina-brasileira tenta resgatar prisioneiro de Israel

Islam Hamed, o palestino-brasileiro, foi preso a primeira vez quando tinha 16 anos, acusado de ter atirado pedras em soldados israelenses. Hoje está com 38 anos.

Baixar arquivo
Justiça

Violência processsual contra jornalistas tenta silenciar profissionais

Em novembro, o juiz Rudson Marcos, de Santa Catarina, condenou a jornalista Schirlei Alves por difamação. O crime? Ter revelado as humilhações sofridas pela jovem Mariana Ferrer por parte do advogado de defesa do empresário André Aranha, acusado de estupro.

Baixar arquivo
Saúde

Hospital em Alagoas é habilitado para transplante de coração pelo SUS

O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, agora está habilitado para realizar transplante de coração e de rim pelo Sistema Único de Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Quase 200 mil brasileiros vivem com HIV e não fazem tratamento

As informações fazem parte de boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Saúde, na véspera do Dia Mundial de Luta Contra Aids.

Baixar arquivo
Geral

Dia da Consciência Negra será feriado nacional

O projeto que cria o novo feriado já tinha sido aprovado pelo Senado e, agora, para entrar em vigor precisa ser sancionado pelo presidente Lula. Quando isso acontecer, a data já entra no calendário oficial do país.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Número de resgatados de trabalho análogo à escravidão é recorde

Um total de 2.847 trabalhadores foram resgatados entre janeiro e novembro deste ano de trabalho análogo à escravidão no Brasil. O número parcial de 2023 já é o maior em resgates dos últimos 14 anos.

Baixar arquivo