PF investiga possível contaminação do rio Tapajós, no Pará

Publicado em 23/01/2022 - 16:40 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a água turva do rio Tapajós, no distrito de Alter do Chão, no Pará. Está previsto para esta segunda-feira um sobrevoo com aeronaves do ICMBio, o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade, para avaliar o tamanho da mancha. Peritos da PF vão também coletar amostras da água. A comitiva vai contar com integrantes do Ministério Público, do Ibama e da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Alter do Chão tem grande importância turística por causa das belezas naturais. O rio Tapajós, que normalmente tem águas claras, com tom esverdeado, está apresentando uma coloração barrenta.

Por isso, o ICMBio criou o Comitê de Emergência do Tapajós. Técnicos estão percorrendo o rio, entre os municípios de Santarém e Itaituba, para retirar amostras da água para análise. Enquanto aguarda o resultado, o órgão informou que intensificou a fiscalização sobre o garimpo na região. O instituto tem usado também imagens de satélite com alta resolução de todo o leito do rio para encontrar sinais da fonte da turbidez.

Os rumores de contaminação por mercúrio preocupam os turistas. Membro da Associação de Turismo Fluvial de Alter do Chão, André Pinho, conta que clientes têm questionado a situação, mas ele tenta acalmá-los até saírem os resultados da análise da água. Pinho, no entanto, acredita que a turbidez é causada pelas fortes chuvas, que caem desde novembro na região.

Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente do Pará realizou uma inspeção na última semana. No entanto, segundo a secretaria, não foi possível determinar se a turbidez é causada pela ação humana ou pelas chuvas.

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Fiocruz celebra 122 anos com histórias de sucesso e projetos de futuro

Em 122 anos a fundação cresceu e está presente em todas as cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas: Oftalmologia Humanitária realizará cirurgias e doará óculos

Os moradores dos municípios de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, no Amazonas vão receber atendimentos oftalmológicos de graça a partir deste domingo até o dia 7 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia..

Baixar arquivo
Geral

Ao menos 33 pessoas morrem por causa das chuvas em Pernambuco

Uma única ocorrência neste sábado causou 19 óbitos: um deslizamento de barreira em uma comunidade na zona sul do Recife.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo