PF investiga possível contaminação do rio Tapajós, no Pará

Publicado em 23/01/2022 - 16:40 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a água turva do rio Tapajós, no distrito de Alter do Chão, no Pará. Está previsto para esta segunda-feira um sobrevoo com aeronaves do ICMBio, o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade, para avaliar o tamanho da mancha. Peritos da PF vão também coletar amostras da água. A comitiva vai contar com integrantes do Ministério Público, do Ibama e da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Alter do Chão tem grande importância turística por causa das belezas naturais. O rio Tapajós, que normalmente tem águas claras, com tom esverdeado, está apresentando uma coloração barrenta.

Por isso, o ICMBio criou o Comitê de Emergência do Tapajós. Técnicos estão percorrendo o rio, entre os municípios de Santarém e Itaituba, para retirar amostras da água para análise. Enquanto aguarda o resultado, o órgão informou que intensificou a fiscalização sobre o garimpo na região. O instituto tem usado também imagens de satélite com alta resolução de todo o leito do rio para encontrar sinais da fonte da turbidez.

Os rumores de contaminação por mercúrio preocupam os turistas. Membro da Associação de Turismo Fluvial de Alter do Chão, André Pinho, conta que clientes têm questionado a situação, mas ele tenta acalmá-los até saírem os resultados da análise da água. Pinho, no entanto, acredita que a turbidez é causada pelas fortes chuvas, que caem desde novembro na região.

Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente do Pará realizou uma inspeção na última semana. No entanto, segundo a secretaria, não foi possível determinar se a turbidez é causada pela ação humana ou pelas chuvas.

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo