Chuvas pelo país podem ajudar sistema de geração de energia

Publicado em 21/04/2022 - 17:07 Por Leandro Martins, da Rádio Nacional - Brasília

As chuvas das últimas semanas foram favoráveis para as represas brasileiras. Isso é um bom sinal, porque mais água nos reservatórios significa mais geração de energia, e a tendência é que a conta de energia elétrica fique mais barata. 

Os reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste devem ultrapassar 67% da capacidade, quatro pontos acima da última previsão.

Na região Sul, o nível dos reservatórios deve chegar perto de 60%, ou 5% além da expectativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Já as regiões Norte e Nordeste estão com mais de 95% do volume de água, números considerados altos, embora um pouco a menos do que em abril do ano passado.

Na média em todas as regiões do país, essa água das represas corresponde a um crescimento tímido de energia produzida – menos de 1%- quando se comparada a projeção para este mês com o resultado de abril do ano passado.

Isso porque, apesar das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste estarem com os reservatórios mais cheios, a produção de energia das regiões Norte e Sul diminuiu.

Edição: Paula de Castro Ribeiro (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo