Bahia prepara evento para marcar retorno da ararinha-azul à natureza

Publicado em 10/06/2022 - 12:26 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Depois de 20 anos, o grande encontro: a natureza e a ararinha-azul. Considerada extinta, a famosa ave de cor azul vai retornar ao seu habitat. Esse grande evento para a biodiversidade brasileira acontece neste sábado (11), no município de Curaçá, na Bahia, onde funciona uma unidade de conservação federal do ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, criada especialmente para as reintroduções das ararinhas-azuis no Brasil.

A espécie é considerada engenheira do ambiente, pela sua grande capacidade de dispersão de sementes e, por isso, é essencial para o equilíbrio do meio onde vive. Essa reintrodução da ararinha à natureza faz parte da estratégia do 2º ciclo do Plano de Ação Nacional, que busca aumentar a população dessas aves, conservando seu habitat. 

A veterinária do ICMBio, Camile Lugarini, explica que as duas ararinhas que serão soltas, junto com um grupo de outras aves como maracanã, chegaram ao Brasil em 2020, vindas da Alemanha. Ela conta que os animais foram alimentados, tratados e preparados para esse momento.

Camile destaca, ainda, que nesse primeiro momento, a soltura será mais branda, até que se adaptem à liberdade.

As portas do recinto de soltura serão abertas e as ararinhas estarão livres para sair e voltar quando quiserem. Além disso, será fornecida suplementação alimentar diariamente para que elas fiquem independentes dos cuidadores de maneira mais lenta, até que tenham capacidade de sobreviver sozinhas. Dois dias antes de ganharem o céu, as ararinhas-azuis receberão colares transmissores para o monitoramento, além de anilhas e microchips.

ararinha-azul foi descoberta há mais de 200 anos pelo pesquisador alemão Johann Baptist von Spix. O último exemplar desapareceu da natureza no ano 2000, quando, então, foi declarada oficialmente extinta no Brasil. O declínio da espécie começou ainda na década de 1980, a partir da caça e a destruição do habitat.

Últimas notícias
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo