Lula assina projeto para aumentar oferta de combustíveis limpos

Publicado em 14/09/2023 - 17:23 Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (14)  um projeto de lei pra aumentar a oferta de combustíveis limpos no país. O documento agora segue para análise do Congresso Nacional.

A proposta é estimular a mobilidade sustentável de baixo carbono no país, ou seja, o uso de combustíveis com menor impacto ambiental. Entre as medidas, está o aumento dos atuais 27% de etanol na gasolina para 30%; é o chamado combustível E30.

De acordo com o governo, a mudança vai trazer aos motores mais eficiência energética e ambiental porque isso melhora a gasolina e reduz as emissões de carbono que provocam o aquecimento global. Ou seja, ganham o meio ambiente e o consumidor.

Será criado, também, o programa nacional de diesel verde. Isso pra diminuir a dependência do país dos combustíveis derivados do petróleo. E o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação que deve transformar o Brasil no maior fornecedor do mundo de combustível sustentável para o setor, a partir do etanol.

O projeto também quer regulamentar a captura e estocagem de carbono. A atividade armazena gases do efeito estufa em reservatórios geológicos, como bolsões onde não há mais petróleo.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, falou do valor que deve ser investido no programa, caso o projeto seja aprovado pelo Congresso.

De acordo com o presidente Lula, o projeto Combustível do Futuro pode transformar o país no líder mundial de biocombustíveis.

Segundo o governo, se o projeto for aprovado pelo Congresso, o Brasil terá uma das leis mais modernas do mundo em termos de descarbonização.

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo