Em um ano, desmatamento cresce 3% no Cerrado e devasta 11 mil km

Publicado em 28/11/2023 - 16:52 Por Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O desmatamento do Cerrado continua aumentando no país. Entre agosto do ano passado e julho deste ano, foram 11mil km de vegetação nativa perdida. Número 3% maior que em na medição anterior.

Os dados são do Prodes e foram divulgados nesta terça-feira (28) pelo Ministério do Meio Ambiente.

O Matopiba, que inclui Maranhão, Tocantins, Bahia e Piauí, concentrou três quartos do desmatamento. Por outro lado, alguns estados apresentaram queda, como Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais.

Mais de 60% desse desmatamento foi em áreas particulares. No Cerrado, a legislação autoriza 80% de supressão na vegetação nativa na propriedade.

A expectativa do governo é que o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento do Cerrado, o PPCerrado, consiga mudar essa curva.

O secretário extraordinário de Controle do Desmatamento, André Lima, explicou que a falta de integração de dados entre União, Estados e Municípios dificulta o monitoramento desse desmatamento. E que é preciso separar qual é o desmatamento legal do ilegal.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou a importância da articulação com os estados e o setor produtivo.

O plano de proteção do cerrado ainda traz medidas como revisão das normas para autorizar desmatamentos, reforço da fiscalização, criação de novas unidades de conservação e tornar os produtos agropecuários rastreáveis.

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Justiça

Autoridades políticas repercutem posse de Flávio Dino no STF

Flávio Dino vai herdar mais de 340 processos da ministra aposentada Rosa Weber, entre eles ações que envolvem a pandemia de covid-19, indulto natalino e a questão do aborto. 

Baixar arquivo
Justiça

Flávio Dino toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal

O evento foi disputado e contou com a presença do presidente Lula e do vice-presidente, Geraldo Alckmin, além dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados. Dino ocupa a vaga deixada pela ministra Rosa Weber e vai integrar a Primeira Turma do STF

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: mina desaba na Venezuela e Rafah tem 97 mortes em 24h

Palestinos na cidade de Rafah afirmam que a última noite foi uma das piores desde o início dos bombardeios em Gaza. Organização Médicos sem Fronteiras critica Estados Unidos por terem vetado, pela terceira vez, no Conselho de Segurança das Nações Unidas, uma resolução exigindo cessar-fogo imediato

Baixar arquivo
Política

Bolsonaro fica em silêncio em depoimento à PF sobre suposto golpe

Segundo a defesa de Bolsonaro, o silêncio do ex-presidente não foi apenas o uso de um direito constitucional, mas uma estratégia. A investigação da Polícia Federal apura a formação de uma suposta organização criminosa para dar um golpe de Estado.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim Infogripe aponta aumento de casos de Síndrome Respiratória

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, associados à covid-19, estão aumentando principalmente em estados do Sudeste e do Centro-Oeste. É o que aponta o último Boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (22), pela Fiocruz.

Baixar arquivo
Economia

Receita Federal: União arrecada R$ 280 bilhões em janeiro

O resultado representa um crescimento de 6,67% em relação ao mesmo período do ano passado. E é o melhor já registrado para todos os meses de janeiro desde 1995, início da série histórica. Atividade econômica e receitas não recorrentes puxaram a alta

Baixar arquivo