MP identifica origem de incêndio no Pantanal ocorrido em novembro

Fazenda abandonada é apontada como foco inicial do fogo

Publicado em 07/12/2023 - 15:07 Por Madson Euler - repórter da Rádio Nacional - São Luís

O Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul identificou a origem de um dos grandes incêndios que atingiram o Pantanal no mês de novembro. O fogo surgiu na área rural da fazenda Santa Edwirges.

Foram queimados 65,6 mil hectares de flora nativa e cerca de 69 imóveis na região de Nhecolândia, que fica na cidade sul-mato-grossense de Corumbá, a 419 km da capital.

A área atingida pelas queimadas é onde está localizado o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro.

Segundo laudo, os primeiros focos registrados apontam para queima feita com combustível dentro da fazenda Santa Edwirges. A fazenda está abandonada e, até o momento, ninguém foi notificado oficialmente da multa de R$19 milhões que será encaminhada para o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, onde os proprietários da fazenda deverão apresentar sua defesa.

Ainda de acordo com o Ministério Público estadual, a multa aplicada não exclui outras penalidades.

Em 2023, mais de 1,2 milhão de hectares foram consumidos pelas chamas no Pantanal, considerando Mato Grosso do Sul e também o estado do Mato Grosso. Os dados são do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O mês passado foi considerado o pior mês de novembro da história em relação aos focos de queimada: foram 4.134 registros.

Edição: Nádia Faggiani/Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo