Dois mil brigadistas são contratados para combater incêndio no país

Ações de enfrentamento às queimadas priorizam o Pantanal e a Amazônia

Publicado em 17/06/2024 - 15:25 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Acompanhar a emergência climática no Pantanal e na Amazônia, regiões que vêm sendo castigadas pela seca e queimadas. Esse é o objetivo da sala de situação, anunciada pelo Governo Federal, na sexta-feira (14). O grupo vai reunir integrantes de 19 ministérios, para trabalhar na gestão de risco e enfrentamento de desastres climáticos.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, apontou que o tempo está sob influência dos fenômenos El Niño e La Niña, e que o Pantanal vive uma situação crítica de natureza hídrica, com escassez de água em toda a bacia do Paraguai.

Por isso, ela ressalta que, além de combater a crise, é preciso trabalhar na prevenção e na gestão do risco.

“A Agência Nacional de Águas já estabeleceu situação crítica de escassez hídrica na bacia do Paraguai, nós vamos ter o mesmo em relação à Amazônia, e agora nós precisamos agir naquela lógica de não apenas ação no momento do desastre, mas na gestão do risco”.  

Uma das medidas já tomadas foi a contratação de mais de dois mil brigadistas para atuar em todo o Brasil, com foco no Pantanal e na Amazônia. A ministra acrescentou que o Ministério da Saúde também será envolvido, já que os incêndios comprometem o bem-estar, principalmente, de crianças e idosos.

Segundo Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, a atual situação do Pantanal é inédita. Ele aponta que pela primeira vez o Pantanal está seco no primeiro semestre, e com pelo menos 15 focos de incêndios agora, em uma época na qual nunca houve fogo no Pantanal.

No caso da Amazônia, mais de 12 mil quilômetros quadrados foram queimados entre janeiro e abril, o maior número em mais de duas décadas, segundo os registros do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Dados do Programa Queimadas, do Inpe, registram 880 focos de queimadas no país até o momento, nove vezes mais que no mesmo período do ano passado.

Edição: Roberta Lopes / Fran de Paula

Últimas notícias
Geral

OAB define PL do aborto como inconstitucional e degradante

Em parecer, aprovado nesta segunda-feira (17), a Ordem dos Advogados do Brasil afirma que a proposta legislativa que equipara o aborto ao homicídio é desproporcional e tem ‘perversas questões de misoginia”. A OAB pede que o projeto de lei seja arquivado.

Baixar arquivo
Esportes

Daqui a pouco, Atlético-MG e Palmeiras se enfrentam pelo Brasileirão

A partida será na Arena MRV, em Belo Horizonte, e é o complemento da nona rodada do Campeonato Brasileiro. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Plano injeta R$ 318 milhões no combate ao desmatamento na Amazônia

O Ministério da Justiça e o BNDES assinam contrato que destina R$318,5 milhões do Fundo Amazônia para plano que amplia presença de forças de segurança na região para o combate ao crime organizado, especialmente no desmatamento ilegal.

Baixar arquivo
Geral

Operação da PRF prende mais de 1,5 mil pessoas entre março e maio

O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (17). A ação nacional é parte de uma estratégia para fortalecer o policiamento nas principais rodovias do país e combater o tráfico de drogas e de armas. 

Baixar arquivo
Política

Projeto que equipara aborto a homicídio não sairá da pauta, diz autor

Mesmo com toda a pressão, protestos nas ruas e declarações de parte a parte, o deputado Sóstenes Cavalcante, do PL do Rio de Janeiro, autor do projeto que equipara o aborto após 22 semanas ao crime de homicídio, deixou bem claro que não vai retirar a proposta de pauta.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: Netanyahu dissolve o gabinete de guerra em Israel

A decisão ocorre em meio a pressões internas e externas depois que o ex-ministro Benny Gantz abandonou o governo. 

Baixar arquivo