Operação da PF inutiliza mais de 223 balsas de garimpo ilegal

Publicado em 23/08/2024 - 14:20 Por Madson Euler, repórter da Rádio Nacional - São Luís

Uma operação da Polícia Federal nos estados do Amazonas e de Rondônia inutilizou equipamentos usados em garimpos clandestinos na Amazônia. Mais de 223 balsas que atuavam no garimpo ilegal foram inutilizadas até o momento. Esse é o balanço parcial da Operação Prensa, da Polícia Federal, nos estados do Amazonas e Rondônia, iniciada no último dia 20 de agosto. Do total, mais de 30 dragas estavam em terras indígenas.

A ação segue de maneira contínua e sem prazo para ser encerrada. Ela ocorre em seis territórios tradicionalmente ocupados – com uma população de cerca de 15 mil indígenas – em áreas próximas: Arary, Cunhã Sapucaia, Lago do Limão, Setemã, Igarapé Açú e Kawa. Agentes da Polícia Federal, juntamente com funcionários da Funai e do Ibama, percorrem os rios Madeira e seus afluentes, os rios Aripuanã e Manicoré, para inutilizar as embarcações.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, em um porto localizado na cidade amazonense de Humaitá, os policiais federais foram atacados com bombas e rojões pelos garimpeiros. Ao menos 16 pessoas foram detidas. A expectativa da Funai – que atua no planejamento e apoio logístico – é que a operação supere os números de outra iniciativa realizada no ano passado na mesma região, que destruiu 302 balsas de garimpo ilegal.

Edição: Samia Mendes /L Pedrosa

Últimas notícias
Internacional

Internacional: Brasil e oito países denunciam Daniel Ortega à ONU

O presidente da Nicarágua é acusado de violação de direitos humanos, tortura e repressão. E mais: chega a 127 número de mortos por causa de Tufão, no Vietnã; navios da Segunda Guerra submergem no rio Danúbio.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite Brasil e Paraguai pelas eliminatórias da Copa

A partida é válida pela sétima rodada e vale muito para as duas seleções que não vão bem nas eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil tem períodos de seca mais prolongados, diz Inpe

Pesquisa mostra que entre 1961 a 1990, o número de dias consecutivos secos era de 80 a 85 dias. Na década mais recente, o número subiu para cerca de 100 dias. 

Baixar arquivo
Geral

Casal é preso por dopar macacos no Jardim Botânico do Rio

O casal foi abordado e detido pelos agentes dentro do parque e conduzido à delegacia. Os dois vão responder por crimes contra o meio ambiente.

Baixar arquivo
Esportes

Alison dos Santos chega em 3º nos 400m com barreiras, na Suíça

Alison dos Santos supera lesão e fica em 3º lugar na prova dos 400 metros com barreiras em Bellizona, na Suíça. Já os tenistas Thiago Monteiro, Filipe Meligeni, Rafael Matos e Marcelo Melo participam da Copa Davis, em Bolonha, na Itália. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

São Paulo teve o ar mais poluído do mundo nessa segunda-feira (9)

Os dados são do site suíço IQAir, especializado em tecnologia da qualidade do ar, e que organiza um ranking com as principais cidades do mundo. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências, a névoa seca que cobre a cidade é composta principalmente por fuligem, resultante das queimadas, poeira e poluição. 

Baixar arquivo