![Arquivo/Corpo de Bombeiros de Goiás Combate ao incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO).](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
As queimadas continuam a atingir o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.
Nesta segunda-feira, um helicóptero chega para fazer o transporte das equipes para as linhas de fogo, que já consumiu 10 mil hectares de cerrado.
Quarenta e cinco brigadistas atuam 24 horas para conter as chamas em duas frentes, no Paralelo 14 e em Simão Corrêa.
Dois aviões auxiliam nesse trabalho.
Mas, por conta do relevo acidentado, as aeronaves não conseguem atuar em alguns locais.
Nesse domingo, devido às condições climáticas, o fogo recomeçou, atingindo áreas importantes do Parque.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, não há informações sobre quem ou como o incêndio foi iniciado.
Neste ano, Goiás ocupa o 11° lugar no país em número de focos de queimada, com mais de 4 mil e 100 ocorrências.
Apenas com dados desse último fim de semana, o estado pulou para o terceiro lugar, com mais de 750 focos, atrás de Mato Grosso com 2 mil e 300; e Pará com mil ocorrências.
A Polícia Civil investiga incêndios criminosos em dois municípios de Goiás.
Além disso, os presos pela Polícia Militar, no último sábado, são suspeitos de atear fogo em matas das cidades de Caldas Novas, Mineiros e Itumbiara.
![REUTERS/Carla Carniel/Proibida reprodução Soccer Football - Paulista Championship - Santos v Botafogo SP - Estadio Vila Belmiro, Santos, Brazil - February 5, 2025 Santos' Neymar in action REUTERS/Carla Carniel](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 06/02/2025 – O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante evento de reabertura da emergência do Hospital de Bonsucesso, na zona norte do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Letycia Bond/Agência Brasil São Paulo (SP) 05/02/2025 - Moradores do Jardim Pantanal enfrentam crise após alagamentos .
Foto: Letycia Bond/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![PRF-Recife/Divulgação Brasília (DF) 05/02/2025 - Nesta quarta-feira (5) de chuvas intensas no Grande Recife, a região registrou diversas ocorrências de queda de árvores. Os incidentes não deixaram feridos, mas causaram transtornos para pedestres e motoristas de diferentes localidades. O primeiro registro foi feito por volta das 8h40, no quilômetro 24 da BR-232, em Moreno. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que enviou equipes ao local e fez a retirada da árvore às 12h30.
Foto: PRF-Recife/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)