Senadora Leila critica falta de verba para combater crimes ambientais

Publicado em 18/09/2024 - 12:12 Por Priscilla Mazennoti, repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um dia depois do anúncio de mais de R$ 500 milhões para combater incêndios, a presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, senadora Leila do Vôlei, reclamou de falta de recursos no orçamento 2024 para as emendas de comissão e pediu a aprovação de propostas que aumentem a pena para quem cometer esse tipo de crime.

Entre as propostas, pelo menos três foram apresentadas só esta semana e tratam da inclusão da prática de incêndios criminosos no rol dos crimes hediondos, do aumento da pena para esse tipo de crime e agravamento da punição quando ele for cometido em grupo e da expropriação de propriedades em caso de intenção comprovada por parte do dono que colocar fogo em terras.

Na reunião desta terça-feira, 18, no Palácio do Planalto, em que foram anunciados os recursos, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pediu prudência e equilíbrio e não uma solução milagrosa por parte do Legislativo.

Já o presidente da Câmara, Arthur Lira, falou da possibilidade de se rever gastos.

Esses R$ 514 milhões anunciados serão distribuídos para vários ministérios e servirão, por exemplo, para a compra de equipamentos e execução de medidas a curto prazo.

Edição: Ana Lúcia Caldas / L Pedrosa

Últimas notícias
Economia

BC aumenta Selic em 0,25% e juros passam para 10,75% ao ano

Entre as justificativas para medida, tomada por unanimidade pelos diretores do Banco Central, estão as estimativas de aumento dos preços ao consumidor e pressões no mercado de trabalho.

Baixar arquivo
Economia

Com seca que atinge Manaus - AM empresas de navegação aumentam preços

Hoje, o nível do Rio Negro em Manaus registrou a marca de 15,53 metros, nível acima de 2 metros quando foi registrado a maior seca, em 16 de outubro do ano passado, com 13,59 metros.

Baixar arquivo
Economia

Nova Lei Geral do Turismo prevê incentivo à aviação

A lei prevê que 30% recursos Fundo Nacional de Aviação Civil sejam usados para ações relacionadas ao incremento do turismo pela aviação.

Baixar arquivo
Política

Câmara aprova flexibilização de regras de licitação em caso calamidade

A nova lei criou regras excepcionais para licitações devido as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio, mas podem valer para qualquer situação de calamidade pública reconhecida pelo governo federal ou pelos estados.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras chega a um milhão de acionistas individuais na bolsa

Segundo a estatal, a marca é inédita e, em cinco anos, houve um crescimento de 170% do número de pessoas que têm ações da companhia.

Baixar arquivo
Economia

Atividade industrial cresce pelo segundo mês consecutivo

Na passagem de julho para agosto, o índice de evolução da produção industrial atingiu 52,2 pontos e o índice de crescimento do número de empregados  alcançou 50,7 pontos.

Baixar arquivo