logo Radioagência Nacional
Meio Ambiente

Para enfrentar crise climática é preciso adaptar cidades, diz ministro

Baixar
Pedro Lacerda - Repórter da Rádio Nacional
23/06/2025 - 21:19
Brasília
Brasília (DF) 23/06/2025 O ministro das Cidades, Jader Filho, abre o Fórum de Urbanização do BRICS  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro das Cidades, Jader Filho, do MDB, destacou nesta segunda-feira (23) a necessidade de adaptar as cidades para ampliar a resiliência urbana no enfrentamento da crise climática global.

A declaração foi feita durante o 4º Fórum de Urbanização do Brics, evento que reuniu 11 países-membros e convidados em torno da pauta do desenvolvimento urbano sustentável e da justiça climática.  

Para Jader Filho, essa adaptação dos grandes centros urbanos é um dos principais desafios, especialmente em áreas periféricas, onde a população sofre mais com os impactos das mudanças climáticas.

“Nós precisamos fazer cada vez mais investimentos em prevenção e macrodrenagem, contenção de encosta, levar água a aquelas famílias que hoje passam com as grandes secas, que nós temos, as enchentes que têm sofrido diversas regiões do Brasil e do mundo.”

A cada sessão, os países apresentaram experiências e boas práticas implementadas em seus territórios. No centro da discussão, a moradia como ponto de partida para a justiça urbana e os desafios de se garantir o direito à moradia digna em um mundo marcado por desigualdades profundas e impactos climáticos crescentes

De acordo com o ministro, existe uma proposta para transformar o Fórum de Urbanização em uma reunião permanente nos eventos do Brics.  Jader Filho ainda destacou a troca de experiências entre os membros do bloco sobre seus programas de habitação, investimento urbano e prevenção a desastres.

“Então eu acho que hoje essa troca de experiências a gente vem trazendo fora, podendo o Brasil mostrar o que vem fazendo, os investimentos que vem fazendo, as ideias, as iniciativas, também podendo absorver dos outros países iniciativos para que nós possamos adaptar e fazer com que elas aconteçam no Brasil também.”

O Fórum promoveu três sessões temáticas: “Habitação e Agenda Urbana diante da Crise Climática Global”, “Indicadores de Sustentabilidade dos Investimentos Urbanos” e “Financiamento da Resiliência Climática Urbana”.

x