Universo: Daniela Lazzaro explica porque temos que saber do que são feitos asteroides e cometas
Na semana passada, convermos com a astrônoma Daniela Lazzaro, pesquisadora titular do Observatório Nacional (ON), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Ela nos falou porque não sentimos a Terra girar e nos deu as definições de planeta, planeta-anão, satélite e pequenos corpos como asteroides, cometas e transnetunianos. Também explicou porque Plutão não é mais planeta.
Agora, na segunda parte da entrevista, Daniela nos conta sobre o projeto Impacton, que tem o objetivo de estudar as propriedades físicas de pequenos corpos celestes que orbitam no nosso Sistema Solar. O objetivo é, conhecendo as características desses objetos, poder traçar uma estratégia de evitar catástrofes caso eles venham a colidir com a Terra.
Pra isso, os pesquisadores coordenados por Daniela observam os corpos celestes a partir do telescópio brasileiro que fica na cidade de Itacuruba, Pernambuco. É o Observatório Astronômico da Serra de Itaparica. Ele é o segundo maior telescópio do país, com um espelho de 1 metro de diâmetro.
Acompanhe com a gente!
Universo: Apresenta temas ligados à astronomia com o objetivo de explicar, de forma didática, as principais teorias do universo e descobertas científicas ligadas ao espaço. É publicado semanalmente na Radioagência Nacional e na Rádio Nacional. Ouça aqui os programas já veiculados da série.
* Áudio corrigido às 12h14 de 22/01/18.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Letycia Bond/Agência Brasil São Paulo (SP) 05/02/2025 - Moradores do Jardim Pantanal enfrentam crise após alagamentos .
Foto: Letycia Bond/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![PRF-Recife/Divulgação Brasília (DF) 05/02/2025 - Nesta quarta-feira (5) de chuvas intensas no Grande Recife, a região registrou diversas ocorrências de queda de árvores. Os incidentes não deixaram feridos, mas causaram transtornos para pedestres e motoristas de diferentes localidades. O primeiro registro foi feito por volta das 8h40, no quilômetro 24 da BR-232, em Moreno. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que enviou equipes ao local e fez a retirada da árvore às 12h30.
Foto: PRF-Recife/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![José Cruz /Agência Brasil Comunidade de Vila Franca (PA) - A seringueira usada por Manoel Eroito para retirar material usado no artesanato (José Cruz /Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/ Agência Brasil Brasília - 22.05.2023 - Foto da Fachada do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)