Nasa trabalha para ter colônia sustentável na Lua em 2028; será uma base para Marte

Missão Espacial

Publicado em 18/07/2019 - 11:22 Por Victor Ribeiro - Brasília

A chegada do homem à Lua, no dia 20 de julho de 1969, só foi possível porque a tecnologia permitiu. Equipamentos usados pelos astronautas naquela época, hoje fazem parte do nosso dia a dia.

 

Entre eles, os computadores de bordo de aviões e carros; a comida armazenada a vácuo, que dura muito mais tempo; mantas térmicas, com aquela aparência de papel laminado, muito usadas no fim de maratonas e em resgates; sistemas de amortecimento contra terremotos; e baterias recarregáveis para aparelhos auditivos.

 

Chegar à Lua trouxe conhecimentos sobre a formação da Terra e do Sistema Solar, mas frustrou quem imaginava que o satélite seria uma fonte de recursos, como avalia o astrônomo Eugênio Reis.

 

A última missão tripulada à Lua foi a Apollo 17, de 1972. Desde então, volta e meia alguém fala em explorar o terreno lunar ou fazer turismo. Até agora, são opções pouco viáveis.

 

O engenheiro do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial José Bezerra Pessoa Filho trabalha com a construção de foguetes e chama atenção para o alto custo da exploração.

 

Cada quilo de rocha lunar trazido à Terra custou algo entre US$ 400 milhões e US$ 650 milhões.

 

Já que não existem motivos para explorar comercialmente a Lua, ao que tudo indica está na hora de usar o satélite como trampolim. A Nasa anunciou que astronautas vão voltar a pisar na Lua em 2024 e, em 2028, deve instalar uma colônia sustentável, para permitir a Missão Marte, já na década seguinte.

 

O astrônomo Roberto Costa afirma que ter uma base lunar pode ser fundamental para nos levar além.

 

Para o engenheiro Bezerra Pessoa, as missões espaciais tiveram outro efeito. Ver a Terra flutuando na escuridão do Universo despertou uma consciência ecológica de que precisamos preservar os recursos e respeitar as vidas que existem por aqui.

 

Se hoje pensamos na Lua como rota para Marte, há 50 anos as missões Apollo nos levaram a descobrir a nós mesmos.

 

Na reportagem deta sexta-feira (19) vamos falar sobre como a Lua nos fascina e influencia, seja com a mudança das marés, no cinema ou na música.

Últimas notícias
Geral

Distrito Federal abre abrigo provisório depois de recorde de frio

Por enquanto, são 100 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada, para pernoite, das 20h até as 8h, no Ginásio do Centro Integrado de Educação Física, na quadra 907 Sul, região central da capital federal.

Baixar arquivo
Geral

Divulgada a lista de aprovados do concurso para o Censo 2022, do IBGE

Agora a próxima etapa será a de convocação e depois os aprovados serão chamados pelo IBGE para realizar treinamento.

Baixar arquivo
Economia

Equipe econômica aumenta previsão de alta para a inflação deste ano

De acordo com o Relatório de Receitas e Despesas do segundo bimestre, a inflação que, na previsão anterior, encerraria o ano em 6,5%, agora deve chegar a 7,9%, mais que o dobro do centro da meta de inflação anunciada para este ano, que seria de 3,5%. Já a previsão da taxa Selic subiu de 11,6% ao ano para 12,2%.

Baixar arquivo
Saúde

Brasileiro é o 1º caso de varíola dos macacos registrado na Alemanha

O rapaz, de 26 anos, viajou também para Portugal e Espanha antes de chegar a Alemanha. Ele estava há uma semana em Munique, cidade ao sul do país. A informação foi divulgada pelo Instituto de Microbiologia de Bundeswehr, ligado às forças armadas alemãs.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Agricultura lança campanha de promoção do produto orgânico

A campanha tem como objetivo detalhar os mecanismos de controle da qualidade orgânica que são utilizados no Brasil. Ou seja, ajudar o consumidor a identificar se determinado produto no mercado é orgânico e também a reconhecer as fraudes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frio começa a perder força na área central do país

O deslocamento de uma frente fria sobre o litoral da Bahia, associada a alta convergência de umidade vinda do Oceano Atlântico, vai favorecer a ocorrência de fortes chuvas no norte da região Nordeste.

Baixar arquivo