Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) criaram uma campanha online de financiamento coletivo, para a compra de um meteorito. Com aproximadamente 1,5 tonelada, trata-se do terceiro maior fragmento desse tipo encontrado no Brasil, e pode ajudar a compreender a formação e a evolução do sistema solar.
Os pesquisadores esperam conseguir R$ 400 mil para a compra e o transporte da peça, que se encontra no estado de Goiás.
A diretora do Museu da Geodiversidade do Instituto de Geociências da UFRJ, Kátia Leite Mansur, explica que a ideia é expor o meteorito na instituição.
O meteorito foi descoberto por garimpeiros, em uma propriedade rural da cidade goiana de Campinorte, na década de 1990. Segundo a astrônoma Maria Elizabeth Zucolotto, curadora do Museu Nacional da UFRJ, é uma peça rara, única no mundo, e com grande valor científico. A professora teme que, caso não consiga comprar o meteorito, há o risco de ser adquirido por pesquisadores estrangeiros.
Até o momento, a campanha conta com a colaboração de 78 doadores; e já arrecadou R$ 15 mil.
Quem quiser ajudar na campanha pode entrar em contato pelo telefone (21) 3622-3400 ou acessar o site transparencia.coppetec.ufrj.br
![Corpo de bombeiros Militar/MG Brasília (DF) 21/12/2024 - Acidente envolvendo ônibus que vinha de São Paulo, durante o trajeto, o ônibus estourou o pneu e o motorista perdeu o controle da direção batendo contra uma carreta, na BR 116, Km 286, na localidade de Lajinha, em Teófilo Otoni.
Foto: Corpo de bombeiros Militar/MG](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Economia, Moeda, Real,Dinheiro, Calculadora](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Washington Alves/Proibida reprodução Os trabalhadores da montadora Fiat Chrysler Automobiles constroem um modelo Argo 2020, em meio à disseminação da doença por coronavírus (COVID-19), na fábrica de montagem em Betim](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 29/10/2024 - O secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, se reuniu com o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), pós episódios de violência na capital fluminense. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Uso de câmeras acopladas aos uniformes de policiais militares do estado de São Paulo para registro das suas ações, implementada em 18 unidades, ajudou a reduzir violência policial,trazendo resultados emblemáticos.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)