Pesquisadores da UFRJ fazem campanha para comprar meteorito

Publicado em terça-feira, 5 Janeiro, 2021 - 16:22 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) criaram uma campanha online de financiamento coletivo, para a compra de um meteorito.  Com aproximadamente 1,5 tonelada, trata-se do terceiro maior fragmento desse tipo encontrado no Brasil, e pode ajudar a compreender a formação e a evolução do sistema solar.

Os pesquisadores esperam conseguir R$ 400 mil para a compra e o transporte da peça, que se encontra no estado de Goiás.

A diretora do Museu da Geodiversidade do Instituto de Geociências da UFRJ, Kátia Leite Mansur, explica que a ideia é expor o meteorito na instituição.

O meteorito foi descoberto por garimpeiros, em uma propriedade rural da cidade goiana de Campinorte, na década de 1990. Segundo a astrônoma Maria Elizabeth Zucolotto, curadora do Museu Nacional da UFRJ, é uma peça rara, única no mundo, e com grande valor científico. A professora teme que, caso não consiga comprar o meteorito, há o risco de ser adquirido por pesquisadores estrangeiros.

Até o momento, a campanha conta com a colaboração de 78 doadores; e já arrecadou R$ 15 mil.

Quem quiser ajudar na campanha pode entrar em contato pelo telefone (21) 3622-3400 ou acessar o site transparencia.coppetec.ufrj.br