Brasil recebe 2,3 milhões de medicamentos do kit intubação

Medicamentos foram doados ao SUS pela China

Publicado em 16/04/2021 - 08:24 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

O Brasil recebeu mais de dois milhões de kits de intubação. A carga veio da China e chegou ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos na noite dessa quinta-feira (15). Agora é cuidar da distribuição, o que deve ocorrer em até 48 horas, segundo o Ministério da Saúde.

É um lote de 2,3 milhões de medicamentos que foram importados e doados ao SUS por um grupo de empresas de diversos setores. O kit intubação é composto por sedativos, neurobloqueadores musculares e analgésicos à base de ópio e que são básicos para esse procedimento de intubação. 

Ainda devem chegar até o fim do mês 1,1 milhão de medicamentos do tipo.

Essa carga toda pode ser utilizada em 500 leitos pelo período de um mês e meio.

A preocupação com a possível falta desse material do kit intubação é uma constante. Na terça-feira (13) mesmo, a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes de São Paulo chegou a fazer um alerta sobre o possível desabastecimento e considerou o cenário “gravíssimo”.

Ontem, numa coletiva de imprensa, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a obrigação de adquirir esses medicamentos é dos estados e municípios. Mas, como estamos em situação de emergência é preciso que a União tome as providências necessárias, principalmente naqueles municípios menores que não têm condições de compra.

 

 

[

Edição: Rádio Nacional/ Adrielen Alves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Brasil envia alerta de crescimento de grupos neonazistas para ONU

Uma comitiva do Conselho Nacional de Direitos Humanos foi a Santa Catarina para investigar células neonazistas. O estado é um dos que mais gera preocupações em relação ao crescimento do neonazismo no país.

Baixar arquivo
Política

Lula critica Elon Musk e o crescimento da extrema direita no mundo

A declaração foi dada durante anúncio do resultado da seleção do programa Minha Casa Minha Vida nas modalidades Rural e Entidades, para atender mais de 400 mil pessoas.

Baixar arquivo
Justiça

Fim de Linha: prefeitura de SP assume empresas de ônibus investigadas

Prefeito Ricardo Nunes explicou que a medida foi necessária para manter os serviços das linhas de ônibus sem prejudicar a população e para manter os pagamentos a fornecedores e funcionários.

Baixar arquivo
Geral

SP: Procon multa Enel por violação do Código do Consumidor

A concessionária Enel recebeu mais de R$ 62 milhões em multa pelo Procon de São Paulo nos últimos 5 anos. A maioria por prestação de maus serviços e prática abusiva.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça nega exumação do corpo de Gal Costa, mas quer investigação

Gabriel Costa, filho da cantora, questiona a informação do atestado de óbito, que aponta infarto agudo do miocárdio como causa da morte da mãe, aos 77 anos, em novembro de 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Resolução permite presos LGBTQIA+ escolherem sistema prisional e celas

Pessoas LGBTQIA+ poderão escolher o tipo de unidade no sistema prisional onde cumprirão pena, respeitando o gênero com o qual se identificam. 

Baixar arquivo