Brasil recebe 2,3 milhões de medicamentos do kit intubação

Medicamentos foram doados ao SUS pela China

Publicado em 16/04/2021 - 08:24 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

O Brasil recebeu mais de dois milhões de kits de intubação. A carga veio da China e chegou ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos na noite dessa quinta-feira (15). Agora é cuidar da distribuição, o que deve ocorrer em até 48 horas, segundo o Ministério da Saúde.

É um lote de 2,3 milhões de medicamentos que foram importados e doados ao SUS por um grupo de empresas de diversos setores. O kit intubação é composto por sedativos, neurobloqueadores musculares e analgésicos à base de ópio e que são básicos para esse procedimento de intubação. 

Ainda devem chegar até o fim do mês 1,1 milhão de medicamentos do tipo.

Essa carga toda pode ser utilizada em 500 leitos pelo período de um mês e meio.

A preocupação com a possível falta desse material do kit intubação é uma constante. Na terça-feira (13) mesmo, a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes de São Paulo chegou a fazer um alerta sobre o possível desabastecimento e considerou o cenário “gravíssimo”.

Ontem, numa coletiva de imprensa, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a obrigação de adquirir esses medicamentos é dos estados e municípios. Mas, como estamos em situação de emergência é preciso que a União tome as providências necessárias, principalmente naqueles municípios menores que não têm condições de compra.

 

 

[

Edição: Rádio Nacional/ Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Senadores querem ir à China para negociar mais vacinas

A vacina do laboratório Sinopharm foi aprovada para uso emergencial

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa comprova que frascos de vacinas da Coronavac trazem 10 doses

Investigação da Anvisa comprova que frascos de vacinas da Coronavac, produzidos pelo Instituto Butantan, trazem as 10 doses previstas para aplicação. O resultado foi divulgado pela Agência nesta segunda-feira.

Baixar arquivo
Saúde

Para conter a covid, Batatais, em São Paulo, começa semana em lockdown

A cidade de Batatais, no interior de São Paulo, começou a semana em lockdown. O bloqueio total é uma forma de tentar conter o aumento de mortes no município em função do coronavírus.

Baixar arquivo
Saúde

Inpi prioriza tecnologias e fármacos destinados ao combate da covid-19

O Inpi, órgão responsável pelas patentes no Brasil, está priorizando o trâmite de processos que sejam voltados para tecnologias e fármacos destinados ao combate ao novo coronavírus. O objetivo é acelerar o exame de pedido de patentes de produtos relacionados à covid-19.

Baixar arquivo