Brasil tem alto consumo de inteligência artificial, mas falta pesquisa

Publicado em 22/09/2021 - 08:19 Por Lucas Pordeus Leon* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O domínio da tecnologia da inteligência artificial pelo Brasil é uma necessidade da economia digital 4.0, que se expande pelo mundo, alertam especialistas. Na Câmara dos Deputados, tramita em regime de urgência um projeto que cria o marco regulatório do setor no país.

Um estudo da Universidade de Stanford, da Califórnia, nos Estados Unidos, revelou que o Brasil foi o mercado que mais contratou inteligência artificial no mundo, segundo informou o coordenador de direito e tecnologia do Instituto de Tecnologia e Sociedade, Christian Perrone.

Para o especialista, o Brasil já tem muito consumo de inteligência artificial e muita contratação de tecnologia de fora. Porém, na avaliação de Christian Perrone, o país ainda está iniciando na área de pesquisa e com pouco desenvolvimento próprio dessa tecnologia.

O coordenador do Instituto de Tecnologia e Sociedade ressalta que China e Estados Unidos são as duas principais nações com domínio sobre essa tecnologia, muito à frente dos demais países. E para ter relevância no cenário internacional, o Brasil precisa dominar a inteligência artificial, segundo argumenta a juíza federal e organizadora do livro 'Justiça Digital e Regulação 4.0', Isabela Ferrari: "A inteligência vai gerar efeitos significativos para população, governo,  o terceiro setor e até para o posicionamento estratégico do Brasil no âmbito internacional."

No Brasil, o primeiro Centro de Pesquisa em Inteligência Artificial foi inaugurado em outubro do ano passado com recursos da Fapesp, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e da IBM, multinacional estadunidense de tecnologia.

Um dos pesquisadores do centro com sede na USP, a Universidade de São Paulo, é o professor Fernando Osório. O especialista no desenvolvimento de carros autônomos ressaltou que o centro busca difundir conhecimento e pesquisa sobre Inteligência Artificial no Brasil. O pesquisador completou que, após o lançamento do primeiro centro de inteligência artificial em 2020, novos sete centros especializados foram inaugurados no Brasil com foco nas áreas de saúde, cidades inteligentes, indústria ou agronegócio.

Série Inteligência Artificial

Confira a 1ª reportagem da série - Entenda o uso da inteligência artificial no cotidiano

Confira a 2ª reportagem da série - Inteligência artificial traz impactos no mundo do trabalho; entenda

Produção: Michele Moreira

Sonoplastia: José Maria Pardal

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo