Inteligência artificial traz impactos no mundo do trabalho; entenda

Publicado em 21/09/2021 - 09:13 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O crescimento da produção e do uso de inteligência artificial nas empresas e na economia traz impactos sobre o mundo do trabalho. Apesar de ter o potencial de substituir ou reduzir a quantidade de mão de obra em determinadas ocupações, os especialistas ouvidos pela reportagem sugerem que, ao mesmo tempo, a inteligência artificial, também chamada de IA, cria novas necessidades no mercado de trabalho.

O presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, Ruben Delgado, aposta que o potencial de criação de empregos é maior que o de fechamento de vagas.

"Quando chegaram os computadores, todo mundo falava que os computadores iam tirar empregos. Depois veio a internet, e a internet ia tirar empregos. Hoje todo mundo está preocupado com o número de emprego que a inteligência artificial vai tirar. Sim, IA vai destruir empregos, mas vai construir outros.  Então, é muito importante que essa migração dos trabalhos seja suportada por políticas públicas".

Ao tornar a cadeia produtiva mais complexa, a inteligência artificial cria novos empregos no próprio desenvolvimento e administração dos dispositivos, segundo argumenta o neurocientista e especialista na tecnologia, Álvaro Machado Dias. Por outro lado, algumas funções mais bem remuneradas estariam mais vulneráveis à introdução da inteligência artificial na economia.

"Quais são as profissões mais ameaçadas pelo avanço da inteligência artificial? Não são as profissões de base, mas são, por exemplo, na área da medicina, na área de engenharia, na própria ciência da computação, fortemente. São profissões muito bem remuneradas - até porque existe o interesse de substituir tarefas e funções bem remuneradas do que mal remuneradas".

O perfil profissional que a inteligência artificial necessita para seu desenvolvimento e aplicação é aquele ligado à tecnologia da informação, cibersegurança, ou o especialista em transformação digital e digitalização industrial, segundo identificou o gerente de Inovação e tecnologia do Serviço de Aprendizagem Industrial (SENAI) de São Paulo, Osvaldo Lahoz Maia.

"Cientista de dados, especialista em Big Data... esses são os novos perfis estão nascendo agora e já que tem uma procura imensa. O mercado de trabalho está absorvendo (esses profissionais) a peso de ouro (...) a necessidade que as empresas estão apontando é muito grande". 

O projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados que discute o Marco Regulatório da Inteligência Artificial no Brasil inclui como diretriz para atuação da União, dos estados e dos municípios o estímulo à capacitação e a preparação das pessoas para essa reestruturação do mercado de trabalho. A previsão é que seja votado ainda neste ano.

Série Inteligência Artificial

Confira a 1ª reportagem da série - Entenda o uso da inteligência artificial no cotidiano

Confira a 3ª reportagem da série - Brasil tem alto consumo de inteligência artificial, mas falta pesquisa

Produção: Michele Moreira

Sonoplastia: José Maria Pardal

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

Justiça interna mulher que tentou sequestrar uma criança em Brasília

A Justiça do DF determinou a internação compulsória de Maria Zilda Pinto Alves, presa em flagrante por tentativa de sequestro de uma criança que brincava em um parquinho na Asa Sul, bairro de Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Millôr Fernandes recebe homenagem pelo pioneirismo no frescobol

A prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou, nesta sexta-feira, no Arpoador, zona sul da cidade, uma placa em homenagem ao jornalista e escritor Millôr Fernandes.

Baixar arquivo
Saúde

Queiroga vai convocar Consu para tratar do reajuste de planos de saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga disse que os aumentos das mensalidades que os brasileiros pagam nos convênios de saúde não estão, necessariamente, “associados com a qualidade do serviço prestado”.

Baixar arquivo
Segurança

No Rio polícia desmonta quadrilha que roubava carros sob encomenda

Policiais civis prenderam, na manhã desta sexta-feira, vinte suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em assaltos, roubos, furtos e receptação de veículos, no estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Corinthians enfrenta Boca Juniors nas oitavas de final

Foi sorteado também os adversários de Atlético Mineiro, Athletico Paranaense, Flamengo, Fortaleza e Palmeiras.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Asteroide de 2 km de diâmetro passa próximo a Terra nesta sexta-feira

Ele vai passar a 4 milhões de quilômetros de distância da Terra, o equivalente a 10 vezes a distância média entre a Terra e a Lua.

Baixar arquivo