Inteligência artificial traz impactos no mundo do trabalho; entenda

Publicado em 21/09/2021 - 09:13 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O crescimento da produção e do uso de inteligência artificial nas empresas e na economia traz impactos sobre o mundo do trabalho. Apesar de ter o potencial de substituir ou reduzir a quantidade de mão de obra em determinadas ocupações, os especialistas ouvidos pela reportagem sugerem que, ao mesmo tempo, a inteligência artificial, também chamada de IA, cria novas necessidades no mercado de trabalho.

O presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, Ruben Delgado, aposta que o potencial de criação de empregos é maior que o de fechamento de vagas.

"Quando chegaram os computadores, todo mundo falava que os computadores iam tirar empregos. Depois veio a internet, e a internet ia tirar empregos. Hoje todo mundo está preocupado com o número de emprego que a inteligência artificial vai tirar. Sim, IA vai destruir empregos, mas vai construir outros.  Então, é muito importante que essa migração dos trabalhos seja suportada por políticas públicas".

Ao tornar a cadeia produtiva mais complexa, a inteligência artificial cria novos empregos no próprio desenvolvimento e administração dos dispositivos, segundo argumenta o neurocientista e especialista na tecnologia, Álvaro Machado Dias. Por outro lado, algumas funções mais bem remuneradas estariam mais vulneráveis à introdução da inteligência artificial na economia.

"Quais são as profissões mais ameaçadas pelo avanço da inteligência artificial? Não são as profissões de base, mas são, por exemplo, na área da medicina, na área de engenharia, na própria ciência da computação, fortemente. São profissões muito bem remuneradas - até porque existe o interesse de substituir tarefas e funções bem remuneradas do que mal remuneradas".

O perfil profissional que a inteligência artificial necessita para seu desenvolvimento e aplicação é aquele ligado à tecnologia da informação, cibersegurança, ou o especialista em transformação digital e digitalização industrial, segundo identificou o gerente de Inovação e tecnologia do Serviço de Aprendizagem Industrial (SENAI) de São Paulo, Osvaldo Lahoz Maia.

"Cientista de dados, especialista em Big Data... esses são os novos perfis estão nascendo agora e já que tem uma procura imensa. O mercado de trabalho está absorvendo (esses profissionais) a peso de ouro (...) a necessidade que as empresas estão apontando é muito grande". 

O projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados que discute o Marco Regulatório da Inteligência Artificial no Brasil inclui como diretriz para atuação da União, dos estados e dos municípios o estímulo à capacitação e a preparação das pessoas para essa reestruturação do mercado de trabalho. A previsão é que seja votado ainda neste ano.

Série Inteligência Artificial

Confira a 1ª reportagem da série - Entenda o uso da inteligência artificial no cotidiano

Confira a 3ª reportagem da série - Brasil tem alto consumo de inteligência artificial, mas falta pesquisa

Produção: Michele Moreira

Sonoplastia: José Maria Pardal

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Emissão de vistos para os EUA será retomada em 8 de novembro

O serviço de emissão estava com vagas limitadas, desde maio do ano passado, por conta da pandemia do coronavírus. A embaixada americana orientou que os viajantes já acessem o sistema imediatamente, já que novas vagas devem ser abertas a todo momento.

Baixar arquivo
Esportes

Sada Cruzeiro conquista Supercopa de Vôlei Masculino

A competição aconteceu no ginásio Fiotão, em Várzea Grande, no Mato Grosso. Este é o quarto título do Cruzeiro na competição. O ponteiro cubano Lopez, do Sada Cruzeiro, foi o maior pontuador do confronto, com 13 acertos.

Baixar arquivo
Geral

MPF processa empresas de cimento e concreto por prática de cartel

De acordo com o MPF, os denunciados combinaram preços, criaram barreiras para os concorrentes e dividiram mercado entre si. Com isso, garantiram sobrepreço de cerca de 20% no valor do cimento e do concreto vendidos no mercado brasileiro entre 1987 e 2007. 

Baixar arquivo
Política

Facebook e Instagram vão mostrar aviso em postagens sobre eleições

Essa novidade, esse rótulo, é um trabalho conjunto das redes sociais com o Tribunal Superior Eleitoral para combater a desinformação e proteger o processo democrático, ajudando as pessoas a terem acesso a informações confiáveis sobre a votação. É o combate as fake news na prática.

Baixar arquivo
Educação

MEC lança curso de formação específico para novo ensino médio

A expectativa do Ministério da Educação é que mais de 500 mil professores das redes pública e privada se inscrevam no curso. Os módulos das aulas serão divididos em cinco áreas do conhecimento. A novidade é a que trata do mundo do trabalho e se dedica à educação profissional.

Baixar arquivo
Saúde

Rio libera uso de máscaras em locais abertos e sem aglomeração

A decisão, segundo o prefeito da cidade, Eduardo Paes, tem o respaldo do Comitê Científico, composto por especialistas que auxiliam a prefeitura nas decisões sobre a pandemia.

Baixar arquivo