Projeto da UFF quer auxiliar na pesca artesanal de mariscos no RJ

Publicado em 25/01/2022 - 21:36 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Preocupados em preservar a pesca artesanal de mexilhões e a sobrevivência das famílias que vivem da atividade em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, pesquisadores da Universidade Federal Fluminense criaram um projeto para ajudar no desenvolvimento econômico e social da maricultura.

A iniciativa vai fazer o monitoramento das três mais importantes comunidades de produção do molusco na cidade para aumentar a qualidade higiênico-sanitária dos mexilhões produzidos, além de  auxiliar as famílias produtoras com informações sobre  empreendedorismo e gerenciamento.

A coordenadora do Projeto, a doutora em Ciências Biológicas e professora da UFF, Eliana Mesquita, afirma que a iniciativa vai conferir mais segurança na produção e comercialização do molusco, muitas vezes alvo de preconceito devido à poluição da Baía de Guanabara. Ainda segundo a pesquisadora, a iniciativa também vai ajudar a fomentar o comercio de mexilhão como um produto tradicional da cidade.

A iniciativa também pretende criar uma unidade de beneficiamento de moluscos em uma das comunidades de pescadores, oferecendo melhores condições de trabalho às famílias a aumentando a segurança na produção do alimento.

O projeto acabou sofrendo um atraso por causa da pandemia, mas já foram feitas coletas dos mexilhões in natura das quatro estações do ano que passarão por análises nos laboratórios da UFF. Os marisqueiros também foram visitados, entrevistados e passaram por treinamento com apoio da Fiperj, Fundação Instituto de Pesca do Estado.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Rodoviárias do país fazem mobilização para o Maio Amarelo nesta sexta

A Rodoviária do Rio e outros 10 terminais rodoviários no país fazem nesta sexta-feira o Dia D de conscientização para um trânsito mais seguro.

Baixar arquivo
Geral

Consumidor deve estar atento à propaganda enganosa, diz especialista

No último mês, lanches vendidos em duas redes de fast-food chamaram atenção por não utilizarem a carne oferecida na propaganda.

Baixar arquivo
Saúde

Surto de gripe em crianças surpreende gestores de Saúde em PE

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a maior parte dos pacientes registrou infecções leves com tosse, coriza e febre baixa, sintomas que somem de 3 a 5 dias.

Baixar arquivo
Geral

Justiça do Rio aceita denúncia contra acusados de matar perito

Eles vão responder pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

Baixar arquivo
Cultura

Pedra fundamental do Royal Albert Hall foi lançada há 155 anos

Embaixo da pedra fundamental, foi colocada uma “cápsula do tempo” com uma mensagem do primeiro-ministro e moedas de prata e ouro. O marco inaugural pode ser encontrado atualmente no auditório principal, no bloco K, fila 11, assento 87.

Baixar arquivo
Esportes

Rebeca Andrade é destaque do Troféu Brasil de ginástica artística

Rebeca já se classificou para as finais das barras assimétricas na competição que está acontecendo em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em comemoração aos 250 anos da cidade

Baixar arquivo