Brasileiras ocupam apenas 31% do mercado de trabalho em ciências

Dia Internacional de Mulheres na Ciência quer reduzir desigualdade

Publicado em 11/02/2022 - 15:58 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Onze de fevereiro é o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. A data foi estabelecida pela ONU, Organização das Nações Unidas, em 2015, com o objetivo de promover a inclusão e a manutenção feminina nessa área do conhecimento.

Mas, mesmo com os avanços nos últimos anos, elas ainda são minoria em áreas como Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Dados divulgados pela Academia Brasileira de Ciências mostram que as mulheres ocupam apenas 31% do mercado de trabalho e 33% das vagas de ensino superior voltado a essas atividades.

A pesquisadora Luciana Nascimento, faz pós-doutorado no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação, e avalia que é preciso garantir a equidade de gênero neste setor.

Na tentativa de mudar este cenário, pesquisadores da Coppe - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e do Instituto Superior Técnico de Lisboa desenvolveram o projeto Jornada de Aprendizagem da Heroína. Trata-se de uma iniciativa voltada para a capacitação de alunas, com idades entre 15 e 21 anos, prevista para acontecer em março. A ideia é melhorar a percepção feminina da área tecnológica.

Pra saber mais sobre o projeto e o período de inscrições, basta acessar o site www.coppe.ufrj.br. Lá, tem um link para a página do projeto Jornada de Aprendizagem da Heroína.

Últimas notícias
Geral

Mais de mil detentos são transferidos de presídio no RJ

Após a descoberta de um túnel para fuga em massa de presos da facção criminosa Comando Vermelho, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária transferiu nesta sexta-feira, 6, os 1.067 internos para a Penitenciária Moniz Sodré.

Baixar arquivo
Geral

Migrantes retidos em aeroporto não serão repatriados automaticamente

A decisão da Justiça Federal, anunciada na última quinta-feira, se aplica a três grupos, totalizando cerca de 70 pessoas do Vietnã e do Nepal. Esses migrantes receberam habeas corpus, o que impede a repatriação até que uma nova sentença seja emitida pelo Judiciário.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo