Parte de um foguete vai se chocar contra o lado oculto da Lua

Publicado em 03/03/2022 - 18:55 Por Victor Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Parece uma história de ficção científica, mas não é. Um pedaço de foguete com três toneladas, viajando sem controle a uma velocidade de 9.300 quilômetros por hora, vai se chocar contra o lado oculto da Lua nesta sexta-feira. Mas calma: não é o fim dos tempos.

Por outro lado, será uma oportunidade inédita para os pesquisadores, como afirma o físico e professor da Universidade de Brasília Paulo Eduardo de Brito. Como os destroços do foguete vão cair no lado oculto da Lua, não será possível acompanhar o choque da Terra. Paulo Brito e outros cientistas estão na expectativa que uma sonda consiga fotografar o que vai ocorrer.

Partes de foguetes, como esse que vai cair na Lua, ou satélites e outras naves enviadas para o espaço nas últimas seis décadas acabam se tornando lixo espacial. O professor Paulo Brito avalia que é preciso dar destinação a esse tipo de material.

O que vai ocorrer na superfície da Lua não é o único mistério desse caso. Ninguém assumiu a responsabilidade pelo foguete. Inicialmente, a desconfiança era de que seria da empresa privada Space X, dos Estados Unidos. Mas, ao observar com telescópios a tinta da fuselagem do objeto, a suspeita é que seja um foguete chinês.

*Com produção de Dayana Vítor

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Prazo para emitir e regularizar o título termina na próxima quarta

No estado do Rio Grande do Sul, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, autorizou a prorrogação do prazo por mais 15 dias, devido à situação de calamidade pública provocada pelos temporais dos últimos dias.

Baixar arquivo
Economia

Dia das Mães: compras na internet exigem cuidados extras

É importante observar alguns detalhes como o CNPJ da empresa e se ela oferece canais de contato, como endereço, telefone ou e-mail, além de salvar ou imprimir cada passo da compra. 

Baixar arquivo
Geral

Enchentes no RS: 78 mortes e mais de 840 mil afetados

Mais de 840 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. É o maior desastre ambiental da história do estado. 341 municípios foram atingidos pelas chuvas.

Baixar arquivo
Política

Semana do Congresso tem análise de vetos e discussão sobre jogos

Além disso, na quarta-feira (8), deve ser instalada comissão especial para analisar PEC que reserva 5% das emendas individuais ao Orçamento para o enfrentamento de catástrofes e emergências naturais.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: coroação do Rei Charles

Em 6 de maio de 2023, Charles III recebeu a coroa e se tornou Rei do Reino Unido e chefe de estado de mais 14 estados soberanos e independentes da Commonwealth. O novo soberano tornou-se o 40º monarca a ser coroado no local desde 1066. 

Baixar arquivo