Pesquisadores investigam provável nova espécie de dinossauro em SP

Publicado em 03/06/2022 - 19:27 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Pesquisadores descobriram no interior de São Paulo um fóssil que pode ser de uma nova espécie de dinossauro. O fóssil foi encontrado na cidade de Ibirá e lembra a estrutura de um titanossauro, o dinossauro herbívoro e pescoçudo que podia alcançar mais de 20 metros de comprimento.

Mas esse novo dinossauro é bem menor, da cabeça ao pescoço não chega a 6 metros e apresenta outras características que indicam ser de uma nova espécie.

Quem explica é Bruno Navarro, paleontólogo do Museu de Zoologia da USP.

Os resultados da pesquisa ainda estão sendo revisados e devem ser publicados em uma revista científica no segundo semestre.

Enquanto isso, ainda não é possível ter acesso ao fóssil e nem mesmo a fotografias da descoberta. Também não dá para saber como ele foi batizado.

Mas já dá para ter uma ideia de como era esse antigo habitante do Brasil. O paleoartista Hugo Cafasso já fez uma reconstrução artística do novo dinossauro. Paleoartistas são os profissionais que fazem a representação de plantas e animais pré-históricos a partir das descobertas científicas.

A descoberta de fósseis em Ibirá não é novidade. A cidade de pouco mais de 12 mil habitantes que fica a quase 500 quilômetros da capital paulista integra a Bacia Bauru, uma área que abarca o centro-oeste de São Paulo, o triângulo mineiro e o sul de Goiás. Formada por rocha sedimentar, essa área foi propícia à preservação dos fósseis do período cretáceo, cerca de 80 milhões de anos atrás.

Foi na região de Ibirá que, em 2014, foi descoberto um outro dinossauro, o Thanos Simonattoi, um predador carnívoro batizado com o nome grego que representa a morte e que também deu nome ao vilão da franquia de quadrinhos da Marvel.

Edição: Roberto Piza / GT Passos

Últimas notícias
Economia

Conta de luz: Julho permanece com bandeira tarifária verde

Isso significa que não haverá cobrança de custo adicional. A informação foi divulgada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

Baixar arquivo
Segurança

SP: Policiais são presos acusados de lotear área de proteção ambiental

O esquema mirava terras públicas no município de Cotia, na região metropolitana da capital paulista. A região tem cerca de 900 mil metros quadrados e é conhecida como Parque das Nascentes.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça determina que Tik Tok remova conteúdo impróprio

O Ministério da Justiça determinou que a plataforma online Tik Tok remova conteúdos impróprios para menores de 18 anos no Brasil. O documento determina que a rede social tem 72 horas para cumprir a ordem.

Baixar arquivo
Justiça

ICMS combustíveis: Gilmar Mendes marca audiência de conciliação

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes marcou a audiência de conciliação para a próxima terça-feira, às 9h, com representantes dos estados e da União para discutir a tributação do ICMS, imposto que incide sobre combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo