Pesquisadores investigam provável nova espécie de dinossauro em SP

Publicado em 03/06/2022 - 19:27 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Pesquisadores descobriram no interior de São Paulo um fóssil que pode ser de uma nova espécie de dinossauro. O fóssil foi encontrado na cidade de Ibirá e lembra a estrutura de um titanossauro, o dinossauro herbívoro e pescoçudo que podia alcançar mais de 20 metros de comprimento.

Mas esse novo dinossauro é bem menor, da cabeça ao pescoço não chega a 6 metros e apresenta outras características que indicam ser de uma nova espécie.

Quem explica é Bruno Navarro, paleontólogo do Museu de Zoologia da USP.

Os resultados da pesquisa ainda estão sendo revisados e devem ser publicados em uma revista científica no segundo semestre.

Enquanto isso, ainda não é possível ter acesso ao fóssil e nem mesmo a fotografias da descoberta. Também não dá para saber como ele foi batizado.

Mas já dá para ter uma ideia de como era esse antigo habitante do Brasil. O paleoartista Hugo Cafasso já fez uma reconstrução artística do novo dinossauro. Paleoartistas são os profissionais que fazem a representação de plantas e animais pré-históricos a partir das descobertas científicas.

A descoberta de fósseis em Ibirá não é novidade. A cidade de pouco mais de 12 mil habitantes que fica a quase 500 quilômetros da capital paulista integra a Bacia Bauru, uma área que abarca o centro-oeste de São Paulo, o triângulo mineiro e o sul de Goiás. Formada por rocha sedimentar, essa área foi propícia à preservação dos fósseis do período cretáceo, cerca de 80 milhões de anos atrás.

Foi na região de Ibirá que, em 2014, foi descoberto um outro dinossauro, o Thanos Simonattoi, um predador carnívoro batizado com o nome grego que representa a morte e que também deu nome ao vilão da franquia de quadrinhos da Marvel.

Edição: Roberto Piza / GT Passos