A população da cidade de São Paulo e da região metropolitana contam agora com informações sobre a qualidade do ar em tempo real.
A iniciativa é da Cetesb, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente paulista, que está disponibilizando a consulta por meio do aplicativo de rota Google Maps.
A plataforma passou a apresentar os dados atualizados, em tempo real, diretamente na tela do celular, com a situação em cada trecho. A intenção é facilitar ainda mais o acompanhamento da situação relativa à qualidade do ar nos percursos selecionados nos deslocamentos dentro de São Paulo.
Para acessar os dados basta entrar na plataforma, clicar no botão de Camadas; depois em Detalhes do Mapa, seguido de Qualidade do ar. Os dados serão fornecidos em uma escala, que vai de boa até péssima.
A população também pode obter dados sobre os índices diretamente no site da Cetesb, no aplicativo da empresa para celulares. Painéis de rua espalhados pela cidade também vão veicular essas informações.
A companhia tem 63 estações de medição de poluição atmosférica, espalhadas tanto pela capital paulista, e algumas também na Região Metropolitana, Litoral e Interior do estado.
O monitoramento da qualidade do ar no estado de São Paulo começou pela Região Metropolitana, em 1972, com a instalação de 14 estações para medição diária dos níveis, por regiões.
A maior metrópole do país tem também um dos maiores índices de poluição atmosférica. A principal causa é a emissão de monóxido de carbono, pelos motores dos cerca de nove milhões de veículos.