Um dos principais líderes da oposição armada à ditadura militar brasileira, era cultuado pela esquerda. Lamarca foi condenado pelo regime militar como traidor e desertor e considerado seu principal inimigo.
Em 1969, o Capitão Carlos Lamarca se deserta do Exército Brasileiro e se torna um dos comandantes da Vanguarda Popular Revolucionária, organização da guerrilha armada de extrema esquerda. Caçado pelas forças de segurança por todo o país, ele comandou diversos assaltos a bancos e montou um foco guerrilheiro na região do Vale do Ribeira , em São Paulo. Nessa época, liderou o grupo que sequestrou o embaixador Suíço Giovanni Bucher, no Rio de Janeiro, em troca da libertação de 70 presos políticos.
Lamarca foi morto no povoado de Pintada, na Bahia, com sete tiros. Sepultado em Salvador, sua morte foi seguida de um comunicado do diretor da Censura Federal a todos os meios de comunicação, em 22 de setembro de 1971 que dizia o seguinte: "Por determinação do presidente da República, qualquer publicação sobre Carlos Lamarca fica encerrada a partir da presente, em todo o país.
Trinta e seis anos após sua morte, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça dedicou sua sessão inaugural a promovê-lo a coronel do Exército e a reconhecer a condição de perseguidos políticos de sua viúva e filhos.
História Hoje : Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real,Cédulas do real](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![TV Brasil bebê com microcefalia](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Brasília (DF) 20/12//2024 Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante café da manhã com jornalistas Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 08/01/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de eventos em referência aos episódios antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023: a reintegração das obras de arte destruídas nos ataques antidemocráticos, a reincorporação ao acervo do palácio o relógio do Século XVII e uma ânfora - tidos como símbolos da dificuldade e delicadeza nos trabalhos de restauração; e o descerramento do painel As Mulatas, que foi vandalizado no mesmo ataque, recuperado e, agora devolvido ao seu local original, o 3º andar do Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)