logo Radioagência Nacional
Política

Tribunal pode decidir sobre habeas corpus para Dirceu nesta sexta

Baixar
Gilberto Costa
02/07/2015 - 21:58
Brasília

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região deve decidir nesta sexta-feira (3) sobre o pedido de habeas corpus para evitar a prisão de José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil do governo Lula.

 

Conforme apurado pela Agência Brasil, o advogado Roberto Podval, que faz a defesa de José Dirceu, tomou a iniciativa devido à dinâmica das investigações da Operação Lava Jato. O advogado afirmou que “tudo leva a crer” que Dirceu está prestes a ser preso.

 

Segundo delação premiada do lobista Milton Pascowitch, a empresa de consultoria de José Dirceu recebeu cerca de R$ 1,5 milhão para intermediar contratos da empresa Engevix com a Petrobras.

 

A defesa do ex-ministro nega o envolvimento e afirma que o ele é alvo de perseguição. O advogado Roberto Podval lembra que José Dirceu está colaborando com as investigações e abriu mão de seus sigilos do telefone e de e-mail.

 

A íntegra do pedido de habeas corpus está publicado no blog do ex-ministro. A análise do pedido, a cargo do juiz federal Nivaldo Brunoni, corre em segredo Justiça.

 

José Dirceu cumpre prisão em regime aberto por ter sido condenado no processo do mensalão.

 

Ainda sobre a Operação Lava Jato, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, negou o acesso ao depoimento de delação do presidente da UTC, Ricardo Pessoa. Os pedidos foram feitos pelos ministros da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e pelo senador Aloysio Nunes (PSDB-SP).

 

O empresário afirmou na investigação que os três receberam doações ilegais em campanhas eleitorais. Mercadante, Edinho Silva e Nunes rebatem, alegando que as declarações foram legais e declaradas.

x