O senador Telmário Motta, do PDT, apresentou o relatório sobre o processo contra Delcídio do Amaral no Conselho de Ética do Senado nessa quarta-feira. O relator recomendou a continuidade da representação por quebra de decoro parlamentar.
Delcídio é acusado de tentar atrapalhar as investigações da Lava Jato ao oferecer ajuda financeira e fuga ao ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró. A conversa foi gravada pelo filho do preso e resultou na prisão do senador Delcídio em novembro do ano passado.
O relator Telmário Motta considerou que há indícios de crime e que a defesa deixou de apresentar fatos ou provas para arquivar o inquérito.
O relator também descartou a tese da defesa de que a gravação da conversa seria uma prova ilegal. O senador Randolf Rodrigues, do partido Rede, defende a cassação do mandato de Delcídio do Amaral.
A votação do parecer do relator ficou marcada para próxima quarta-feira, dia 16. O Conselho de ética vai definir se mantêm ou não o processo contra Delcídio. A defesa do senador não foi encontrada pela reportagem para comentar o assunto.